Com o resultado, o Cruzeiro assume a 11ª colocação da tabela, alcança 38 pontos e abre oito em relação ao Londrina, que ocupa o 17º lugar. Os paranaenses entram em campo neste sábado, às 16h30, diante do Guarani, no Brinco de Ouro, em Campinas-SP.
Na próxima rodada, o Cruzeiro retorna a Belo Horizonte, onde recebe o Botafogo, na terça-feira (12/10), às 21h30, no Independência. Sócios da Raposa já podem adquirir bilhetes para o duelo entre campeões brasileiros. O Coxa, por sua vez, vai até São Januário, no Rio de Janeiro, para medir forças com o Vasco. A partida está marcada para às 16h30 de sábado (16/10).
O jogo
Avassalador, o Cruzeiro abriu o placar e ampliou antes mesmo dos 10'. Logo aos 2', Adriano recuperou a bola na intermediária, tocou para Vitor Leque, que serviu Giovanni dentro da área. Em bela finalização, o meio-campista fez valer a 'lei do ex' para superar Wilson e marcar:
1 a 0
.
Cinco minutos depois, foi a vez de Vitor Leque, em nova assistência, deixar Adriano na cara do gol. O volante iniciou o lance, com desarme no meio-campo, e apareceu como fator surpresa dentro da área na sequência da jogada. Ele recebeu da direita e balançou a rede pela primeira vez com a camisa do Cruzeiro:
2 a 0
.
A etapa inicial, de bom nível técnico, ainda reservou outros lances de perigo, principalmente para os visitantes, que surpreenderam o Coritiba com uma estratégia agressiva. Aos 18', Thiago recebeu lançamento de Giovanni, ganhou de Luciano Castán, bateu cruzado e quase surpreendeu Wilson. A bola raspou a trave esquerda do Coritiba.
Da mesma forma acelerada que encerraram os 45 minutos iniciais, paranaenses e mineiros retornaram do intervalo dispostos a competir. À frente no placar, o Cruzeiro deu mais campo para o Coritiba e buscou sair no contra-ataque. No momento em que era pior no jogo, o time de Vanderlei Luxemburgo marcou mais uma vez. Aos 15', Giovanni cobrou escanteio, Eduardo Brock subiu mais alto e cabeceou sem chances para Wilson:
3 a 0
.
A noite se mostrou tão favorável ao Cruzeiro que, aos 22', Fábio ainda defendeu um pênalti do atacante Leo Gamalho, carrasco da Raposa no passado. Na sequência do duelo, os donos da casa sentiram o peso do placar e não conseguiu construir lances de perigo. A Raposa, por sua vez, se fechou com as entradas do zagueiro Léo Santos e do volante Ariel Cabral para garantir a importante vitória fora de casa.
CORITIBA 0X3 CRUZEIRO
CORITIBA
Wilson; Natanael, Henrique, Luciano Castan e Guilherme Biro; Willian Farias (Matheus Sales), Val (Gui Azevedo) e Robinho; Rafinha (Biel), Léo Gamalho e Igor Paixão (William Alves). Técnico: Gustavo Morínigo
CRUZEIRO
Fábio; Rômulo, Ramon, Eduardo Brock e Matheus Pereira (Keké); Adriano, Lucas Ventura (Ariel Cabral) e Giovanni; Bruno José (Felipe Augusto), Vitor Leque (Léo Santos) e Thiago. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gols:
Giovanni (aos 2'1°T); Adriano (aos 7'1°T), Eduardo Brock (aos 15'2ºT)
Cartões amarelos:
Matheus Pereira, Bruno José, Ramon e Ariel Cabral (Cruzeiro); Willian Farias, Gui Azevedo (Coritiba)
Motivo:
29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Estádio:
Couto Pereira, em Curitiba-PR
Data e horário:
8 de outubro de 2021 (sexta-feira), às 21h30
Árbitro:
Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes:
Alessandro Álvaro Rocha de Matos e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)
VAR:
Péricles Bassols Pegado Cortez (SP)