A evolução no setor defensivo é um dos pontos-chave orientados por Luxemburgo para que o Cruzeiro alcance as vitórias necessárias para continuar sonhando com o acesso à Primeira Divisão nacional. Dada a largada no segundo turno da Segundona, o clube mineiro precisa de uma campanha impactante para ficar com uma vaga na elite em 2022.
Ramon destacou o comprometimento dos jogadores para ajudar o sistema defensivo celeste. Ele esteve em campo em 18 dos 21 jogos do Cruzeiro até o momento na Série B e, com a chegada de Eduardo Brock como companheiro de zaga e de Luxemburgo e sua comissão técnica ao clube, o camisa 4 coloca o time mais preparado para a difícil tarefa.
"O principal fator é a concentração. Todo mundo está entrando concentrado, tanto os que começam o jogo quanto os que estão entrando também ajudam bastante no fator defensivo. O professor Luxemburgo está batendo nessa tecla, de tomar poucos gols, de tomar menos gols possível para que as vitórias venham. Fica muito mais fácil. Os treinamentos também estão sendo muito importantes pra gente, para fazermos o que é preciso durante os jogos. Sabemos que se não tomarmos gols, as vitórias virão com mais tranquilidade, serão mais fáceis, e é isso que a gente está procurando fazer", comentou.
Ramon ainda apontou que a ajuda dos companheiros de meio-campo e ataque tem sido fundamental para o bom trabalho da defesa. "Não só a parte defensiva, mas a parte ofensiva também está ajudando a gente na marcação. Para que a bola chegue quebrada lá atrás. Então é estar todo mundo concentrado, focado, pegando um pouco de experiência de cada um para fazer o Cruzeiro mais forte", explicou.
O zagueiro ainda fez questão de elogiar o companheiro de posição no time. Para Ramon, a parceria com Eduardo Brock na zaga celeste tem sido fator de evolução tanto dentro quanto fora de campo e, com mais tempo de treinamentos, a busca é por performances ainda melhores em equipe.
"Está sendo muito bom, muito importante. É um cara que já jogou lá no Nordeste e eu já acompanhei um pouco, jogamos contra algumas vezes. Estar jogando ao lado dele está sendo muito bom pra mim. Tanto no profissional quanto no pessoal, pois estou aprendendo muitas coisas com ele. É um cara líder, de grupo, que não só dentro de campo, mas fora também conversa com todo mundo. Ele procura fazer o grupo crescer. Está sendo muito bom pra mim, é um aprendizado que estou tendo. Mas não só com ele, tem outros jogadores ali na parte defensiva que também estão procurando ajudar o Cruzeiro da melhor forma possível. É ter essa sequência boa de trabalhos e treinamentos para manter o nível e sempre melhorar um pouco", avaliou.
O próximo duelo do Cruzeiro será diante do Goiás, às 21h30 de terça-feira, no estádio da Serrinha, em Goiânia, pela 22ª rodada. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, se o clube mineiro conquistar 34 ou mais dos 51 pontos que restam em disputa na competição, as possibilidades de disputar a Série A na próxima temporada aumentam e muito.