A Confederação Brasileira de Futebol alterou a data e o horário de Cruzeiro x Ponte Preta, pela 23ª rodada da Série B. Inicialmente marcada para terça-feira, 7 de setembro, às 16h, a partida será realizada no sábado, 11, às 11h.
Por ora, o Mineirão segue como palco do confronto. Contudo, o Cruzeiro mantém planos de transferir o jogo para um estádio onde possa receber a torcida, visto que a prefeitura de Belo Horizonte vetou a presença de público em eventos esportivos na cidade.
No entendimento do prefeito Alexandre Kalil e das autoridades sanitárias de BH, houve desrespeito aos protocolos de prevenção à COVID-19 nos dois eventos-teste: Atlético x River Plate, pelas quartas de final da Copa Libertadores (17.030 torcedores), e Cruzeiro x Confiança, pela 20ª rodada da Série B (4.730 torcedores).
A diretoria cruzeirense compreendeu o posicionamento da PBH, porém não quer abrir mão do apoio das arquibancadas. A ideia é viabilizar a utilização da Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Embora o estádio tenha 18 mil lugares, o laudo do Corpo de Bombeiros libera a utilização de 10.066 cadeiras.
A expectativa é conseguir preencher 30% da capacidade total do estádio - ou seja, pouco mais de 5 mil torcedores. Ao custo de R$10 mil, o clube contratou a Green Gramados Esportivos para cuidar da revitalização do gramado da arena.
O Cruzeiro ainda necessitará da autorização do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para receber público em jogos fora de Belo Horizonte, além da homologação do árbitro de vídeo (VAR) para a Arena do Jacaré junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Com o adiamento do jogo contra a Ponte para 11 de setembro, a Raposa tem até o dia 1º para, caso julgue necessário, trocar o Mineirão pela Arena do Jacaré.