Formado nas categorias de base do Cruzeiro, Marco Antônio reapareceu na equipe ao entrar no lugar de Claudinho aos 35 minutos do segundo tempo da vitória por 1 a 0 sobre o Confiança, nesta sexta-feira, no Mineirão, pela 20ª rodada da Série B. O meia de 21 anos agitou os torcedores ao exigir grande defesa de Michael em finalização forte de fora da área, aos 37. Ele ainda acertou cinco dos sete passes que tentou, de acordo com o SofaScore.
Marco Antônio não atuava desde 18 de abril, quando a Raposa perdeu por 1 a 0 para o Pouso Alegre, fora de casa, pelo Campeonato Mineiro. Sem espaço nas comissões técnicas anteriores - Felipe Conceição e Mozart Santos -, o jovem voltou a fazer parte dos planos com Vanderlei Luxemburgo, que analisou suas características e evidenciou a intenção de utilizá-lo como “segundo homem de meio-campo”.
“O Marco Antônio não é o meia esquerda que todo mundo acha de quando ele jogou nas categorias de base e até na Seleção Brasileira de base. Ele é um segundo jogador de meio-campo. Quando vê o jogo de frente, é outra história. Consegue clarear a jogada, chutar a gol e ajudar o companheiro”.
Todavia, Marco Antônio precisará passar por adaptações em seu perfil caso queira ter sucesso no clube. Luxemburgo explicou que o camisa 20 trabalhará a intensidade nas atividades diárias na Toca da Raposa II, de modo que aprimore a explosão, a resistência, a movimentação e o raciocínio nas tomadas de decisão com a bola aos pés.
“É um jogador interessante, mas precisa aumentar a intensidade dele. No meio-campo não dá para ficar com esse negócio de correr devagarinho, tem que ser uma intensidade muito maior. Ele tem que se aperfeiçoar na parte física para ganhar intensidade”.
Vale lembrar que Marco Antônio passou por um processo de fortalecimento muscular entre 2020 e 2021. Seu peso corporal saltou de 73% para 82 kg, ante um percentual de gordura na casa de 7% e uma estatura de 1,83m.
O prata da casa deverá seguir entre os convocados no próximo duelo celeste, contra o CRB, às 16h de 29 de agosto (domingo), no Rei Pelé, em Maceió, pela 21ª rodada. O adversário soma 33 pontos e está na briga pelo acesso.
O prata da casa deverá seguir entre os convocados no próximo duelo celeste, contra o CRB, às 16h de 29 de agosto (domingo), no Rei Pelé, em Maceió, pela 21ª rodada. O adversário soma 33 pontos e está na briga pelo acesso.
Com 24 pontos em 20 partidas, o Cruzeiro diminuiu para 11,7% o risco de rebaixamento à Série C e aumentou a chance de subir à Série A para 2,6%. Os cálculos são do departamento de Matemática da UFMG.