2

Luxemburgo alenta torcida do Cruzeiro: 'Temos toda condição de reverter'

Apresentado oficialmente nesta quinta-feira (5), treinador deixou recado aos torcedores celestes

05/08/2021 14:00 / atualizado em 05/08/2021 14:50
compartilhe
Técnico Vanderlei Luxemburgo comandou primeiro treino no Cruzeiro nesta quinta-feira (5)
foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Técnico Vanderlei Luxemburgo comandou primeiro treino no Cruzeiro nesta quinta-feira (5)

O técnico Vanderlei Luxemburgo foi oficialmente apresentado, nesta quinta-feira (5), pelo Cruzeiro. Em vídeo postado pelo próprio treinador na sua conta no Twitter, ele deixou um 'alento' para a torcida celeste em relação à baixa possibilidade de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro: 'Temos toda condição de reverter'.

Luxemburgo assume o Cruzeiro em situação delicada. A Raposa ocupa a 18ª posição da Série B, com 13 pontos em 15 jogos. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o clube mineiro tem apenas 0,65% de chances de acesso.
 
O cenário, no entanto, não intimida as ambições de Luxa. Em recado aos torcedores celestes, ele enfatizou sua confiança na possibilidade de reverter a situação.
 
"Primeira vez que estou me dirigindo ao torcedor do Cruzeiro, à Nação Azul. Prazer muito grande de estar de volta aqui à Toca, ao Cruzeiro, neste momento importante, difícil, mas que tem toda condição de nós podermos reverter essa situação e buscarmos a classificação para a primeira divisão. Nosso objetivo é esse", afirmou.
 
Em seguida, o treinador ressaltou a necessidade de um trabalho 'duro', 'com responsabilidade' para que a Raposa reverta a situação em que se encontra. Ele destacou a história do clube e projetou: 'Voltar com o Cruzeiro para onde ele tem que estar'.
 
"O trabalho vai ser um trabalho bem forte, duro, com responsabilidade, com determinação e buscando entender que o Cruzeiro é um time que está na segunda divisão, mas não é da segunda divisão. O clube tem uma história muito bonita, é um clube grande. Então, é isso que vamos buscar: voltar com o Cruzeiro para onde ele tem que estar, que é a primeira divisão, em alto nível", declarou.
 

Missão complicada

 
O Cruzeiro tem o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro como principal meta ainda na temporada 2021. No entanto, o cenário de momento revela muitas dificuldades e a necessidade de uma grande arrancada na Série B. Para retornar à elite com o recém-contratado Vanderlei Luxemburgo, a Raposa precisa de um aproveitamento próximo ao da conquista do Brasileirão em 2003.
 
Naquela temporada, sob o comando de Luxa, a Raposa fez história ao finalizar a competição com 100 pontos em 46 jogos - foram 31 vitórias, sete empates e oito derrotas. A campanha rendeu um aproveitamento de 72,4%.
 
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, uma equipe que somar 61 pontos na atual edição da Série B terá 94,5% de possibilidade de acesso à elite. Com 64 pontos, terá 99,7% de chances.
 
Para atingir a pontuação mínima do acesso - 61 a 64 pontos - será necessário ao Cruzeiro somar entre 48 e 51 nas 23 rodadas restantes. As contas resultam em um aproveitamento de 69,5% a 73,9% - bastante semelhante ao da campanha vitoriosa de Luxa em 2003. Com a 'matemática' do acesso em mente, o time mineiro precisaria de uma excelente campanha no restante da competição, mirando algo em torno de 16 vitórias nos 23 compromissos finais.
 

Cruzeiro: Luxemburgo comanda o primeiro treino nesta quinta

 
 
"Esse trabalho na segunda divisão é para alcançarmos a primeira. Não vai ser fácil. Nós vamos ter que entender que nós vamos jogar a segunda divisão, que é totalmente diferente da primeira. Mas o Cruzeiro não é um time de segunda divisão: ele vai jogar a segunda, voltando para onde nunca deveria ter saído. Grande abraço para vocês. Eu estou muito satisfeito de estar aqui de volta", completou Luxa.
 
Luxemburgo fará sua estreia no comando do Cruzeiro neste sábado (7), às 11h, diante do Brusque. A partida, válida pela 16ª rodada da Série B, será disputada no estádio Augusto Bauer, em Santa Catarina.

Compartilhe