A direção do Cruzeiro emitiu a seguinte nota sobre o distrato: “O Cruzeiro Esporte Clube comunica que acertou, em comum acordo, a rescisão contratual com o atleta Gui Mendes. O Clube agradece ao jogador pelos serviços prestados e deseja sucesso na sequência de sua carreira”.
Gui Mendes chegou à Toca em julho do ano passado cercado de grande expectativa. Inicialmente, ele serviu ao time sub-20 e fez nove apresentações, sem marcar gols. Assim que completou 20 anos e ficou impossibilitado de atuar na base, Gui passou a treinar com os profissionais. No Campeonato Mineiro, o atacante só foi relacionado para o jogo com o Tombense, em 1º de abril, mas não foi acionado. Logo, ele deixa o clube sem atuar no profissional.
Com a saída de Gui Mendes, o afastamento de Zé Eduardo por problemas cardíacos, a convocação de Marcelo Moreno para a Seleção Boliviana nas Eliminatórias e a iminente saída de Pottker para o Al Wasl, dos Emirados Árabes, o técnico Felipe Conceição passa a contar apenas com Rafael Sobis, Guilherme Bissoli e Thiago para a função de centroavante.
As demais opções de ataque são Airton, Bruno José, Felipe Augusto e Sobis, Stênio, todos jogadores que atuam mais pelos lados do campo.
Bom momento no Ituano
Em 2019, Gui Mendes foi protagonista do Ituano na Série D do Campeonato Brasileiro. Em 11 partidas - nove como titular -, fez oito gols.
Na fase de grupos, Gui Mendes marcou sete vezes em seis jogos. Destaque para os dois hat-tricks contra o Serra, do Espírito Santo - vitórias por 4 a 0, em casa, e 5 a 1, fora. No mata-mata, balançou a rede no triunfo em cima do Vitória-ES, por 2 a 1, pelo jogo de volta das oitavas de final.
Às vésperas do duelo contra o Brusque-SC, na semifinal, o centroavante sofreu uma torção no joelho durante um treino e precisou parar por um mês. Coincidentemente, sua equipe acabou eliminada pelos catarinenses, porém garantiu a subida à Série C do Brasileiro.
Em 2020, Gui Mendes começou o Campeonato Paulista como titular, mas passou em branco nas derrotas para Palmeiras, 4 a 0, e Oeste, 1 a 0. Depois disso, disputou mais três jogos, todos na condição de suplente, e não fez gol.