O Cruzeiro informou nesta sexta-feira que finalizou a regulamentação que viabiliza a apuração e o julgamento da conduta de 29 conselheiros e associados do clube social que eram remunerados durante a administração do ex-presidente Wagner Pires de Sá (2018-2019). Veja a lista com todos os nomes no fim da matéria.
De acordo com a comunicação do Cruzeiro, "o processo para julgamento carecia da criação de uma Comissão Disciplinar, para apreciar a situação daqueles que não mais são conselheiros, mas somente Associados, bem como da elaboração dos regimentos Comissão de Ética, Disciplina e Corregedoria, que julgará os Natos, e da Comissão Disciplinar, tudo em conformidade com o Estatuto do Clube".
O clube diz em nota que "o caminho para a apuração da conduta dos 29 conselheiros remunerados na gestão de Wagner Pires de Sá, reduzindo a possibilidade e viabilidade de judicialização da questão, tal como ocorreu há um ano".
Os conselheiros podem ser enquadrados em infrações disciplinares. A remuneração de conselheiros fere o artigo 18 do Estatuto do Cruzeiro: “o Associado Conselheiro Nato e Associado Conselheiro, contratado como empregado do Clube, perde o mandato e o suplente de Conselheiro será excluído do quadro de suplência”. Em complemento, o artigo 19 ainda destaca que “é vedada a remuneração dos membros da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo e de Conselheiro do Cruzeiro Esporte Clube”.
Agora, cabe à Comissão de Ética, presidida pelo desembargador José Eustáquio Lucas Pereira, conduzir os processos. Além de José Eustáquio, também fazem parte da Comissão: Daniel Simões de Carvalho, José Veloso Medrado, Aloísio Vasconcelos, Fernando Torquetti Junior (efetivos); Ruy Eduardo Cuba de Almada Lima, Clemenceau Chiabi Saliba Junior, Nilson Luiz Labruna, Sérgio Murilo Braga e Roberto Barra (suplentes).
Comissão Disciplinar
Ainda segundo o Cruzeiro, "além do Regimento da Comissão de Ética, também foi montada a Comissão Disciplinar, que trata sobre os associados dos clubes sociais, prevista no Estatuto, para o triênio 2021-2023. O órgão é formado por 11 membros do Conselho Deliberativo da instituição, e entre as suas competências está a apreciação das infrações de associados dos clubes sociais e seus dependentes".
Compete à comissão "apurar fato ou conduta, e analisar e instaurar processos sobre infrações disciplinares em desacordo com as normas disciplinares estabelecidas no Regimento Interno dos Clubes Sociais, além de submeter à presidência da instituição sugestões de aprimoramento do documento".
A Comissão Disciplinar elegerá o seu presidente dentre os membros nomeados e disporá sobre os procedimentos a serem seguidos para o cumprimento de suas atribuições. Integrantes da Comissão Disciplinar: Francisco Carlos Mol da Silva, Geraldo Ferreira Tavares, Helton Robini, Herbert Moreira de Oliveira, Matheus Neiva Cruz, Miguel Arcanjo da Silva, Paulo Sávio Cunha Guimarães, Pedro Henrique Campos Guimarães, Rodrigo Lopes Bastos, Rodrigo Márcio Saldanha e Wantuir Pessoa Filho.
Lista dos conselheiros remunerados:
Angelo Augusto Viana
Alexandre Francisco Lemos
Alonso Miranda da Silva
Angelo Cattabriga
Carlos Alberto Monteiro de Oliveira
Edson Nego Brandão
Eliezer de Souza Matos
Fernando José de Souza
Fernando Ribeiro de Morais
Geraldo Parreiras Miranda
Gislene Batista de Oliveira
Gustavo Henrique Perrella
Hudson Barbosa de Moura
Jairo Venancio de Brito
João José de Adballa de Brito
Jorge Washington Ferreira
José Maria de Paula
Luiz Claudio de F. Rocha
Marco Túlio Martins
Maurício Cattabriga
Older Bastos Milhorato
Paulo Henrique de Mello Peluso
Paulo Roberto Lopes Soares
Roberto Márcio de Freitas Richa
Ronaldo de Assis Carvalho
Sérgio Nonato dos Reis
Vitorio Galinari
William Batista Peixoto
Wilmer Zaratini Mendes