O Envigado, atual equipe de Guzmán, também oficializou a negociação com uma nota publicada em seu site oficial no dia 15. À reportagem, o presidente do clube colombiano, Ramiro Ruiz, havia confirmado o desfecho da negociação um dia antes.
Segundo a Rádio Itatiaia, o Cruzeiro pagaria 1,2 milhão de dólares (cerca de R$ 6,7 milhões) por 80% dos direitos econômicos.
Nos últimos dias, conforme apurou o Superesportes, o Cruzeiro e os intermediários da negociação - o ex-jogador Alexander Viveros e o empresário Gianfranco Petruzziello -, encontraram dificuldades no trato com Kormac Valdebenito, agente de Guzmán.
Questionado sobre o andamento das tratativas, Petruzziello disse, na tarde desta terça, que “o agente do jogador é que deveria dizer se a transferência está desfeita”. O fato é que o negócio foi desfeito (leia mais).
A contratação de Guzmán era tratada como certa também pelo técnico Felipe Conceição. No último domingo, após a derrota por 1 a 0 para o Pouso Alegre, ele chegou a analisar o meia. O colombiano era esperado em Belo Horizonte para realização de exames médicos até o fim desta semana.