O Cruzeiro desperdiçou a chance de garantir vaga antecipada na semifinal do Campeonato Mineiro ao perder para o Pouso Alegre por 1 a 0, fora de casa, pela 10ª rodada. Com o tropeço no estádio Manduzão, no Sul de Minas, o time necessita de um bom resultado no encerramento da primeira fase, diante do Patrocinense, às 16h do próximo domingo, no Mineirão.
A classificação de momento mostra a Raposa em 3º, com 17 pontos - em vantagem sobre o Tombense (4º) no número de vitórias: 5 a 4. A URT (5ª) soma 16, enquanto o América (2º) tem 19. Pouso Alegre (6º) e Caldense (7ª), ambos com 15, também sonham com o G4. Por sua vez, o Atlético contabilizou 24 e se garantiu no topo.
Adversário do Cruzeiro, o Patrocinense (10º) não tem mais pretensões no estadual, pois se livrou da queda, com 10 pontos - Boa e Coimbra, ambos com 5, caíram para o Módulo II -, e pode chegar no máximo à 9º posição, ocupada pelo Uberlândia (11).
Veja as projeções celestes nos cenários de triunfo, empate ou revés na 11ª rodada do estadual:
Veja as projeções celestes nos cenários de triunfo, empate ou revés na 11ª rodada do estadual:
Vitória
Em caso de vitória, o Cruzeiro atingirá 20 pontos e assegurará no mínimo o 3º lugar. Poderá ser 2º se o América empatar ou perder o duelo contra a URT, no estádio Zama Maciel, em Patos de Minas.
Empate
Um eventual empate fará o Cruzeiro alcançar 18 pontos. Para continuar em 3º, o time teria de torcer pela seguinte combinação:
- Empate entre Tombense e Pouso Alegre;
- Empate ou derrota da URT contra o América;
- Qualquer placar inferior a vitória por quatro gols de diferença da Caldense diante do Boa;
O empate ainda dá ao Cruzeiro a condição de avançar em 4º, desde que ocorram ao menos duas das três hipóteses citadas acima.
Derrota
Se for derrotado pelo Patrocinense, o Cruzeiro estacionará nos 17 pontos e só poderá ir à semifinal com a 4ª melhor campanha, já que Tombense (4º, com 17) e Pouso Alegre (6º, com 15) têm confronto direto e um dos dois pularia para 3º.
A chance de a Raposa ficar fora do G4 aumentaria substancialmente, tanto pelo jogo entre URT (5º, com 16) e América quanto pelo compromisso relativamente “fácil” da Caldense (7º, com 15) contra o já rebaixado Boa. Assim, o time de Belo Horizonte precisaria "secar" as equipes de Patos de Minas e Poços de Caldas.
Probabilidades
O Departamento de Matemática da UFMG atualizou as probabilidades de classificação para cada clube: América (99,22%), Cruzeiro (79,2%), Tombense (63%), URT (25,2%), Caldense (17,5%) e Pouso Alegre (15,9%).
Curiosamente, a Raposa pode passar à semifinal com uma campanha idêntica ou inferior à de 2020, quando ficou fora do mata-mata, em 5º lugar, após obter 20 pontos em 11 rodadas (6 vitórias, 2 empates e 3 derrotas).