O Cruzeiro anunciou nesta terça-feira (06) o retorno dos times de futebol americano e de basquete. A retomada das modalidades estava sendo trabalhada pela diretoria desde 2020, com o intuito de ser executada no ano do centenário celeste.
Saiba mais
Na tradicional modalidade olímpica o Cruzeiro firmou acordo com o Montes Claros Basketball. Já no esporte da bola oval a Raposa terá o Betim Bulldogs como parceiro.
“O Cruzeiro é reconhecidamente uma das marcas mais importantes e expressivas do esporte e a nossa intenção é, além do futebol, expandir para outras modalidades, com fortes parcerias, valorizando o ‘Esporte Clube’ do nosso nome. Ter uma equipe de basquete, resgatando uma tradição do Palestra Itália, e retomar o projeto do futebol americano, que também já foi campeão, nos deixa muito felizes. Continuamos trabalhando forte no dia a dia em grandes projetos como estes, sempre com o objetivo de fazer do Cruzeiro um clube cada vez mais forte”, destacou o presidente Sérgio Santos Rodrigues.
Basquete
A partir de agora, a Raposa contará com o Cruzeiro EC Basquete, um projeto de desenvolvimento do esporte, iniciando um trabalho para chegar até a elite do basquete brasileiro (NBB). O Cruzeiro fechou uma parceria com a Adersnorte-MG, que tem entre os projetos sociais o basquete como um de seus pilares. O time para a temporada 2021/2022 terá base em Montes Claros, no Norte de Minas.
%uD83C%uDFC0 O Cruzeiro Basquete é sinônimo de tradição!
Desde a década de 30, o então Palestra Itália fazia bonito nas quadras mineiras, com o título do Campeonato da Cidade, em 1932.
E nosso time juvenil de basquete foi campeão nacional, de forma invicta, no ano de 1944. pic.twitter.com/tk6NP6UpsC
%u2014 Cruzeiro %uD83E%uDD8A (@Cruzeiro) April 6, 2021
Neste primeiro momento, o clube começará a proposta com uma equipe base formada por jovens jogadores. A equipe será auxiliada por Kaká Carone, ex-jogador com passagens por Minas, Suzano e Brasília. Desde 2017 ele desenvolve a modalidade na região, com o Montes Claros Basketball.
O time de basquete vai se apresentar em maio para a pré-temporada. Em julho, está prevista a disputa dos Jogos Universitários de Minas Gerais. Em setembro acontecerá a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), e em outubro haverá o Campeonato Mineiro Adulto.
O basquete do Cruzeiro foi criado quando o clube ainda tinha o nome de Palestra Itália. Nas décadas de 1930 e 1940, a equipe mineira participou ativamente da modalidade, impulsionado principalmente pela paixão de Ítalo Frattesi, o Bengala, multicampeão nos gramados, que venceu o tricampeonato em 1928, 1929 e 1930, e que foi treinador do time de basquete após largar o futebol. Nas quadras, ele foi campeão da cidade em 1932. O time juvenil de basquete também foi campeão nacional, de forma invicta, no ano de 1944.
Futebol americano
Outra modalidade de esporte retomada pelo clube celeste é o futebol americano. A equipe será formada em parceria com o Betim Bulldogs, que tem sua sede na cidade de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
%uD83C%uDFC8 Em 2017, fizemos história ao conquistar o título do Brasil Bowl, o Campeonato Brasileiro de Futebol Americano.
%u2014 Cruzeiro %uD83E%uDD8A (@Cruzeiro) April 6, 2021
A programação do time conta com jogos amistosos a partir de junho, se preparando para os compromissos da temporada. E de agosto a novembro deste ano, o Cruzeiro vai disputar a Liga BFA, que é o campeonato nacional de futebol americano.
Em 2017, com sua primeira equipe de futebol americano, o Cruzeiro Esporte Clube faturou o título nacional da categoria.