Zagueiro no começo da carreira, Matheus Barbosa precisou passar por nova adaptação desde a chegada ao Cruzeiro, no início desta temporada. Diferentemente da trajetória no Cuiabá, em 2020, quando atuou como volante, ele tem sido utilizado como meio-campista mais avançado sob o comando de Felipe Conceição.
“Venho trabalhando todos os dias. Sei que não cheguei no meu ideal aqui, os primeiros jogos estava me adaptando à nova função, novo estilo de jogo. Mas venho crescendo a cada jogo. Isso passa muito pela confiança que o professor e o grupo vêm passando para mim”, agradeceu Barbosa.
O meio-campista disse ainda que tem realizado uma espécie de “intensivo” para acelerar a adaptação. Barbosa revelou que assiste a vídeos de jogadores que desempenham a mesma função desejada pelo técnico do Cruzeiro.
“Venho me adaptando a cada treino, a cada jogo. Estou me sentindo bem a cada dia. Por isso, há o crescimento. Estou procurando ver vídeos de jogadores que atuam naquela função, para participar bastante do jogo na parte ofensiva e defensiva, então acredito que os vídeos e os toques do Felipe vêm me ajudando a crescer”, disse.
Em entrevista ao Superesportes, na última semana, Conceição avaliou que Matheus Barbosa tem capacidade para ser um volante “box-to-box”. No futebol, trata-se de uma função na qual um jogador vai de uma área até a outra, defendendo e atacando com a mesma intensidade.
“Ele tem potencial para fazer o que a gente chama de box to box. Vejo nele as características de ser um cara que pise na área e consiga defender, como outros meias que cumprem essa função. É um cara que tem se dedicado muito, tem bastante qualidade técnica, uma passada larga muito boa. Não tenho dúvidas do potencial dele e de onde ele pode chegar”, analisou o treinador.
Até aqui, Barbosa já disputou oito jogos com a camisa celeste e ainda não marcou gols. Aos 26 anos, ele está emprestado ao Cruzeiro pelo Avaí até o fim desta temporada.