O Cruzeiro se manifestou sobre as queixas dos torcedores ao programa Sócio 5 Estrelas. O posicionamento do diretor de negócios e inteligência Matheus Gonzaga, via assessoria de comunicação do clube, é em resposta à publicação do Superesportes no dia 24 de fevereiro. A reportagem enviou quatro perguntas há quase um mês e recebeu o retorno nesta segunda-feira (1º de março).
O primeiro questionamento foi referente à falta de aviso aos sócios para renovarem ou mudarem de categoria. O clube atribuiu as falhas ao não pagamento dos serviços de SMTP (Simple Mail Transfer Protocol, ou Protocolo de Transferência de Correio Simples, em português) por parte de gestões anteriores.
“Esse foi um dos problemas decorrentes da negligência das gestões anteriores com o Sócio, por não pagarem os serviços de SMTP, o que acabou afetando as regras de renovações nos disparos. Trabalhamos para corrigir isso e retomamos esses disparos”.
Os cruzeirenses também relataram que tiveram de preencher “do zero” informações básicas como nome completo, data de nascimento, CPF, e-mail e telefone para contato. Matheus Gonzaga explicou que não houve equívoco no sistema interno, e sim uma atualização do banco de dados.
“Não houve falhas na T.I, nem em nosso banco de dados. O Cruzeiro tem um LTV (Lifetime Value - "Vida ativa do sócio no programa") superior a 3 anos, e isso nunca foi atualizado em nosso banco de dados. O motivo para o pedido de preenchimento dos dados foi para atualização do nosso banco de dados. Os anos passam e, com isso, aumenta o índice de problemas e inconsistências que o clube possui com dados básicos como endereço, telefone, celular e outros. Esses dados constroem um CRM mais eficaz e são justamente os que, hoje em dia, nossa área de inteligência utiliza para criar ações e campanhas altamente customizadas e assertivas”.
O diretor garantiu também que a maioria dos vinculados ao Sócio Reconstrução (R$12 por mês) já recebeu os cartões. Conforme o portal da transparência, são 43.846 cadastrados na modalidade, que não está mais disponível para renovação - a opção é migrar para outro plano (o Bronze, mais barato, tem mensalidade de R$23,90).
“A maioria significativa dos Sócios que aderiram à modalidade Sócio Reconstrução já recebeu o seu cartão de em casa. Inclusive, este foi outro problema que herdamos em junho do ano passado quando se iniciou a gestão. Grande parte dos cartões não haviam sido emitidos e tampouco enviados devido a débitos existentes com a empresa emissora e os Correios”, frisou Matheus.
“Os poucos casos que restaram, dos que não receberam o cartão Reconstrução, foram de situações pontuais em que o Sócio marcou a opção de “retirada do cartão na Sede” e depois não compareceu, ou em que houve erro no preenchimento do endereço e o envio ficou impossibilitado”, complementou.
Por fim, Matheus Gonzaga citou os erros de administrações passadas, destacou as ações implantadas pela gestão atual e prometeu impulsionar uma das principais fontes de receita do Cruzeiro neste momento - R$11 milhões de um total de R$82 milhões arrecadados de janeiro a setembro de 2020.
“O sócio torcedor é uma das maiores fontes de receita do clube e por isso é tratado como um grande ativo, por isso possui uma atenção especial pela gestão.
Historicamente, o entendimento do programa de sócio era como benefício de garantia ou prioridade ou desconto em ingresso. Acreditamos muito no programa de Sócios como plataforma de relacionamento com o torcedor e não somente como um "plano de descontos em ingressos".
Ressaltamos que, principalmente nos últimos dois anos, ficou muito arranhada essa relação devido a um plano estratégico confuso e instável, como mudanças de nomes constantes e valores nos planos. Historicamente, o Cruzeiro teve cerca de 40 categorias de sócios, sem qualquer estudo de valores e benefícios mais aprofundados. Além disso, tivemos no passado recente a exclusão de Cruzeiros, que podem ser revertidos em benefícios, além da demora de envio dos cartões Reconstrução, por exemplo. Esse tipo de instabilidade prejudica muito o andamento de qualquer programa.
Nosso desafio e intenção foram e têm sido analisar melhor a questão de preços, simplificar o programa, melhorar os benefícios e a experiência dos sócios em nossa plataforma. Queremos que o Sócio 5 Estrelas seja entendido de forma clara pelos nossos sócios.
Por isso, estamos trabalhando diariamente para tornar o programa mais organizado, mais tecnológico, mais interessante, com maiores benefícios e, principalmente, mais próximo do nosso torcedor.
Com a pandemia, diversas experiências não puderam ser oferecidas, mas, de toda forma, buscamos outros benefícios ao programa para que as pessoas renovem, como a flexibilização do acesso aos setores do estádio conforme categoria, melhoria no valor e mais facilidade de adesão à modalidade Kids com 10% da mensalidade do titular, camisa oficial adidas e os descontos nas Drogarias Pacheco, melhoria nos itens na página de resgate e, em breve, será lançando um novo APP, entre diversas outras novidades.
Abaixo, algumas ações de valorização dos Sócios durante o período da gestão atual:
- Premiou os Sócios 15 mais antigos pela fidelidade ininterrupta;
- Promoveu a emissão e entrega dos cartões sócios reconstrução que não haviam sido entregues ao longo do 1º semestre de 2020.
- Criou uma categoria de Sócios Diamante, criando uma modalidade de networking e benefícios exclusivos.
- Realizou campanhas para aumento de sócios e renovações com benefício de itens exclusivos e colecionáveis (Moeda e Cachecol) e descontos agressivos;
- Facilitação na nomenclatura das categorias de sócios.
- Levou um grupo de Sócios ao Culto do Centenário no dia 02/01/2021;
- Sorteou sócios para assistir a partidas amistosas na Toca 2, como contra o Bolivar (respeitando os protocolos da Covid 19);
-Implementou melhorias de conversão e usabilidade no Checkout/pagamento recorrente, através de uma nova plataforma de Gateway de pagamento”.