Com sete reforços e nova filosofia de trabalho, sob comando do técnico Felipe Conceição, o Cruzeiro inicia a temporada com todas as atenções voltadas para a Série B do Campeonato Brasileiro. Desta forma, a equipe celeste utilizará o Campeonato Mineiro como laboratório para observar as contratações, o funcionamento da equipe, e realizar possíveis ajustes de rota.
"Para esse Estadual a gente está preparado, com o elenco equilibrado. Temos uma mescla grande de atletas jovens, experientes que já estavam dentro do grupo, atletas que estão chegando - jovens ou mais maduros (...) Esse processo do Mineiro vai nos mostrar se a gente continua dando sequência a esse grupo ou se vai precisar de algum reforço para a competição principal do ano, que é a Série B do Campeonato Brasileiro”, projetou Felipe Conceição.
A estreia do Cruzeiro no Campeonato Mineiro está marcada para sábado, às 16h30, diante do Uberlândia, no Parque do Sabiá, no Triângulo Mineiro. A tendência é que o torcedor já consiga observar, ainda que no início de trabalho, uma equipe completamente diferente da que se despediu de forma melancólica da temporada 2020, sem o tão sonhado acesso à Série A.
A Raposa ainda se reforçou com o zagueiro Eduardo Brock - anunciado nessa quinta-feira -, o lateral-esquerdo Alan Ruschel, além dos atacantes Bruno José e Felipe Augusto. Gui Mendes e Zé Eduardo, que atuam no setor ofensivo, e o volante Nonoca, ex-Boa Esporte, foram reintegrados ao elenco principal.
Para ter todos os reforços à disposição neste sábado, o Cruzeiro ainda depende dos registros no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nessa quinta, o clube pagou uma dívida de cerca de R$ 2,4 milhões com o PSTC, do Paraná, para cancelar o ‘transfer ban’, que impedia os mineiros de regularizar novos atletas.
No Mineiro, objetivo é não repetir vexame
Se em 2020 o Cruzeiro não conseguiu sequer se classificar às quartas de final do Mineiro, terminando o campeonato na 5ª colocação, nesta temporada o clube tem como meta não repetir o vexame.
Ainda que tenha consciência das dificuldades que encontrará na luta pelo título, já que Atlético e América são, hoje, clubes mais estruturados, a Raposa precisa voltar a mostrar alguma força em âmbito estadual.
“Vamos começar o trabalho com a equipe formatada. Naturalmente, ao longo da temporada, podem surgir oportunidades e outros acontecimentos de saída, mas a gente começa o trabalho com novo treinador e 14 dias de preparação para formatar as ideias e implementar essa filosofia que a gente deseja. Nossa ideia é participar do Mineiro com essa base montada e a equipe em formação para que a gente tenha uma temporada mais sólida”, projetou o diretor de futebol do Cruzeiro, André Mazzuco.
FICHA
Nome completo: Cruzeiro Esporte Clube
Fundação: 02 de janeiro de 1921
Posição no último Mineiro: 5º colocado
Presidente: Sérgio Santos Rodrigues
Técnico: Felipe Conceição
Principais contratações: Alan Ruschel e Marcinho
Time-base: Fábio; Cáceres, Manoel, Ramon e Alan Ruschel; Matheus Neris, Matheus Barbosa e Marcinho; Felipe Augusto, William Pottker e Rafael Sobis
Elenco
Goleiros: Fábio, Lucas França, Vitor Eudes e Vinícius
Zagueiros: Manoel, Ramon, Paulo, Leo e Eduardo Brock
Lateral-direito: Raúl Cáceres
Laterais-esquerdos: Alan Ruschel e Matheus Pereira
Meio-campistas: Adriano, Matheus Neris, Matheus Barbosa, Jadson, Nonoca, Henrique, Claudinho, Marco
Antônio e Marcinho
Atacantes: Bruno José, Rafael Sobis, William Pottker, Marcelo Moreno, Felipe Augusto, Zé Eduardo, Thiago, Stênio, Gui Mendes, Welinton e Airton