Clube quer incorporar mais dois zagueiros ao elenco
O Cruzeiro pretende contratar dois zagueiros após vender Cacá ao Tokushima Vortis, do Japão, por US$2 milhões (R$10,7 milhões). Em entrevista ao Superesportes, o diretor executivo de futebol André Mazzuco explicou o planejamento para a posição no elenco celeste.
“A saída do Cacá exige uma reposição. Hoje a gente tem o Manoel, Paulo e Ramon (Leo também integra o elenco, mas está em recuperação de lesão no joelho direito). Com essa saída do Cacá, estamos basicamente com três zagueiros (Manoel, Ramon e Paulo), então precisamos reforçar o setor”.
Eduardo Brock - o zagueiro de 29 anos estava na reserva do Ceará. Sua contratação se dá pelas poucas opções no setor defensivo do Cruzeiro, que não conta com Léo, machucado, e perdeu Cacá para o Tokushima Vortis, do Japão. - foto: Ceará/DivulgaçãoAlan Ruschel - o lateral-esquerdo de 31 anos foi campeão da Série B pela Chapecoense. Na campanha, disputou 27 jogos e deu duas assistências. Ele assinou contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2022. - foto: Márcio Cunha/ChapecoenseMatheus Barbosa - o volante de 26 anos foi emprestado pelo Avaí ao Cruzeiro até dezembro. Em 2020, ele participou da campanha de acesso do Cuiabá à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. - foto: Cuiabá/DivulgaçãoMatheus Neris - o volante de 22 anos veio em definitivo para o Cruzeiro, com o Palmeiras, clube que o revelou, mantendo parte dos direitos econômicos. Em 2020, ele disputou a Série B pelo Figueirense. - foto: Patrick Floriani/FigueirenseMarcinho - o meia de 25 anos foi um dos destaques do Sampaio Corrêa na Série B. Em 37 jogos, marcou oito gols e deu cinco assistências. Ele fechou com o Cruzeiro até o fim do estadual de 2022. - foto: Lucas Almeida/L17 ComunicaçãoFelipe Augusto - o atacante de 28 anos fez parte do elenco do América que subiu à elite nacional como vice-campeão da Série B. Seu contrato com o Cruzeiro vai até dezembro de 2021. - foto: Daniel Hott/AméricaBruno José - o Cruzeiro repassou ao Internacional 10% dos direitos econômicos de Maurício como pagamento pela contratação do atacante de 22 anos. Em 2020, ele participou da Série B pelo Brasil de Pelotas e marcou seis gols em 22 jogos. - foto: CARLOS INSAURRIAGA/GRÊMIO ESPORTIVO BRASIL
Um reforço à espera de anúncio oficial é Eduardo Brock, de 29 anos, que estava no Ceará desde junho de 2018. Canhoto, o jogador de 1,86m viveu o melhor ano da carreira em 2017, quando subiu da Série B para a A a serviço do Paraná (4º lugar, com 64 pontos). Naquela edição, disputou 37 partidas e marcou um gol.
O segundo nome ainda está sob análise. Na última sexta-feira (12), o jornalista Léo Gomide, da TV Bandeirantes, informou no programa Os Donos da Bola que alguns atletas foram sugeridos pelo técnico Felipe Conceição: Lucas Kal, Riccieli e Leo Realpe.
Lucas Kal, de 24 anos, está no Nacional da Ilha da Madeira, da primeira divisão de Portugal. Em 2019, o defensor atuou no América sob o comando de Felipe Conceição. Também na elite portuguesa, Riccieli, de 22, joga pelo Famalicão. No Brasil, vestiu a camisa do Mirassol.
Já Leo Realpe, de 19 anos, nasceu no Equador, onde começou a carreira no Independiente del Valle e fez parte do elenco campeão da Copa Sul-Americana de 2019. Adquirido pelo Red Bull Bragantino, o jovem foi dirigido por Conceição de janeiro a agosto de 2020.
Enquanto não define a chegada de um novo zagueiro, o Cruzeiro conta com garotos do sub-20 nos trabalhos de pré-temporada na Toca da Raposa II. Nas próximas semanas, a comissão técnica observará Geovane, Guilherme Matos e Weverton.
A direção ainda precisa resolver a situação de Manoel, com contrato até junho de 2021. Na temporada passada, o zagueiro de 30 anos se destacou na parte ofensiva ao marcar cinco gols na Série B. Na retaguarda, formou boa dupla com Ramon, de 25, que renovou até dezembro de 2023 - mesmo período de validade do vínculo do prata da casa Paulo, de 18 anos.
O Cruzeiro estreará no Campeonato Mineiro de 2021 contra o Uberlândia, dia 28 de fevereiro (domingo), às 10h, no Parque do Sabiá, em Uberlândia-MG. O estadual servirá de preparação visando à Série B do Brasileiro, em que o time tem o objetivo de ficar entre os quatro mais bem colocados e retornar à elite nacional.
Reforço para a lateral esquerda do Cruzeiro, Alan Ruschel disputou 43 partidas pela Chapecoense na temporada 2020 - 14 no Campeonato Catarinense, duas na Copa do Brasil e 27 na Série B. - foto: Bruno Haddad/CruzeiroReforço para a lateral esquerda do Cruzeiro, Alan Ruschel disputou 43 partidas pela Chapecoense na temporada 2020 - 14 no Campeonato Catarinense, duas na Copa do Brasil e 27 na Série B. - foto: Márcio Cunha/ChapecoenseReforço para o meio-campo do Cruzeiro, Matheus Barbosa disputou 30 partidas pelo Cuiabá na temporada 2020 e marcou dois gols. - foto: Bruno Haddad/CruzeiroReforço para o meio-campo do Cruzeiro, Matheus Barbosa disputou 30 partidas pelo Cuiabá na temporada 2020 e marcou dois gols. - foto: Cuiabá/DivulgaçãoReforço do Cruzeiro, Matheus Neris disputou 38 jogos em 2020 - dez pela Inter de Limeira no Campeonato Paulista e 26 pelo Figueirense na Série B. O volante marcou dois gols. - foto: Bruno Haddad/CruzeiroReforço do Cruzeiro, Matheus Neris disputou 38 jogos em 2020 - dez pela Inter de Limeira no Campeonato Paulista e 26 pelo Figueirense na Série B. O volante marcou dois gols. - foto: Patrick Floriani/FigueirenseReforço para a armação do Cruzeiro, Marcinho disputou 40 jogos e marcou nove gols pelo Sampaio Corrêa. Na Série B, balançou a rede oito vezes em 37 partidas. No Campeonato Maranhense, anotou um tento em três apresentações. - foto: Bruno Haddad/CruzeiroReforço para a armação do Cruzeiro, Marcinho disputou 40 jogos e marcou nove gols pelo Sampaio Corrêa. Na Série B, balançou a rede oito vezes em 37 partidas. No Campeonato Maranhense, anotou um tento em três apresentações. - foto: Lucas Almeida/L17 ComunicaçãoReforço para o ataque do Cruzeiro, Felipe Augusto disputou 40 partidas e marcou quatro gols pelo América - dois no Mineiro (12 jogos), um na Copa do Brasil (cinco jogos) e um na Série B (23 jogos). - foto: Bruno Haddad/CruzeiroFelipe Augusto - o atacante de 28 anos fez parte do elenco do América que subiu à elite nacional como vice-campeão da Série B. Seu contrato com o Cruzeiro vai até dezembro de 2021. - foto: Daniel Hott/América