Referência em campo pela Chapecoense e com uma história de sobrevivência digna de filme, Alan Ruschel é reforço do Cruzeiro na luta pela volta à primeira divisão nacional. Em um ‘bate-bola’ promovido pelo departamento de comunicação celeste, o novo lateral-esquerdo cruzeirense definiu algumas de suas características e revelou preferências pessoais para que o torcedor já conheça melhor o jogador.
Ruschel tem 31 anos e passou as últimas cinco temporadas na Chape. Ele é um dos seis sobreviventes da tragédia aérea que vitimou 71 pessoas em 2016, na Colômbia. Naquela ocasião, o voo LaMia 2933, que levava jornalistas e membros da delegação do clube brasileiro para a final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.
No bate-bola na Toca da Raposa II, Ruschel adiantou algumas características que os torcedores verão em campo em 2021. Ele disse ser um lateral mais ofensivo que defensivo, que prima pela técnica sobre a força física e que prefere dominar a bola e fazer o cruzamento buscando um companheiro a tentar a finalização de primeira.
Perguntado qual a qualidade essencial para um lateral, Ruschel apontou a inteligência e citou o brasileiro Marcelo, do Real Madrid, como referência na posição.
Pela Chape, Ruschel atuou em 74 partidas e marcou dois gols. Na última edição da Série B do Campeonato Brasileiro, ele entrou em campo em 27 oportunidades e ofereceu duas assistências, sendo um dos titulares na conquista alviverde. O jogador teve média de 6,7 disputas de bola vencidas por jogo na competição, segundo o aplicativo SofaScore.
No Cruzeiro, Ruschel encontrará a concorrência de Matheus Pereira, de 20 anos. O jovem foi um dos poucos destaques da equipe mineira na última temporada. Ele acumula 25 jogos - sendo 22 como titular - e um gol marcado com a camisa celeste.
Em 2021, o Cruzeiro vai disputar Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. A estreia na temporada será pelo estadual, no dia 28 de fevereiro (domingo), às 10h, contra o Uberlândia, no estádio Parque do Sabiá.
Confira o bate-bola com o lateral-esquerdo cruzeirense Alan Ruschel:
Ofensivo ou defensivo?
Mais ofensivo
Domina e cruza ou bate de primeira?
Domino e cruzo
Força física ou técnica?
Técnica
Qualidade essencial para um lateral?
Inteligência
Chuteira preta ou colorida?
Colorida
Melhor supermercado?
BH
Pagode ou sertanejo?
Sertanejo
Bolacha ou biscoito?
Biscoito
Tatuagem ou brinco?
Tatuagem
Referência na posição?
Marcelo
Se não fosse jogador, seria…
Cantor
Canta uma música
"E quem, me viu, se visse hoje não acreditaria. Um cachaceiro virou homem de família"