Em meio a incertezas, o Cruzeiro entra em campo neste sábado, às 19h, para medir forças com o Juventude, em jogo pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida, marcada para o Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), servirá para o time de Luiz Felipe Scolari buscar reabilitação após a derrota por 1 a 0 para o laterna Oeste, dentro de casa.
Os dias que antecederam a partida foram tumultuados na Toca da Raposa II. Já antes do último duelo, os jogadores, como forma de protesto, decidiram não se concentrar no CT. Felipão defendeu a decisão de seu grupo, que tem três meses e meio de salários atrasados - metade de outubro, novembro, dezembro, além do 13º.
Nessa quinta-feira, ainda em Belo Horizonte, o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, se reuniu com o grupo, mas não conseguiu dar um prazo para o pagamento de salários. O que o mandatário prometeu é que pelo menos os funcionários receberão parte dos vencimentos na próxima segunda-feira.
A quatro rodadas do fim da Série B, o Cruzeiro é o 13º colocado, com 44 pontos - oito a menos que o CSA, que ocupa o 4º lugar, e seis a mais que o Vitória, que abre o Z4. O Juventude é o 5º colocado, com 52 pontos, e está na briga direta por uma vaga na próxima edição da Série A do Campeonato Brasileiro.
Para o jogo no Sul do país, Luiz Felipe Scolari deverá promover duas novidades na equipe. O meia Giovanni e o atacante William Pottker cumpriram suspensão diante do Oeste e voltam a ficar à disposição.
A tendência é que Welinton e Marcelo Moreno, que ganharam chances de iniciar a última partida, retornem ao banco de reservas neste sábado. Ambos tiveram atuações apagadas na primeira etapa do jogo contra o Oeste e foram substituídos ainda no intervalo daquela partida.
Juventude
Com o sonho do acesso muito vivo, o Juventude, do técnico Pintado, tem dois desfalques para a partida diante do Cruzeiro. O time gaúcho não poderá contar com o zagueiro Nery Baiano, que foi contaminado pelo novo coronavírus e cumpre isolamento, além do volante João Paulo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
JUVENTUDE X CRUZEIRO
Juventude
Marcelo Carné; Igor, Wellington, Emerson e Eltinho; Gabriel Bispo, Gustavo Bochecha, Capixaba, Renato Cajá e Rogério; Rafael Grampola. Técnico: Pintado
Cruzeiro
Fábio; Cáceres, Manoel, Ramon e Matheus Pereira; Adriano e Filipe Machado; Airton, Giovanni e William Pottker; Rafael Sobis. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Motivo: 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data e horário: 16 de janeiro de 2021 (sábado), às 19h
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Rafael Trombeta (PR) e Luciano Roggenbaum (PR)