A Justiça indeferiu o pedido de um grupo de associados do Cruzeiro para suspender a eleição de membros efetivos e suplentes do Conselho Deliberativo. Com isso, está mantido o pleito previsto para o próximo sábado, 2 de janeiro, data em que o clube completa cem anos de fundação.
Os reclamantes tentaram barrar o pleito com o argumento de que o edital não contemplava a participação de cerca de 3 mil associados ao Cruzeiro. Todavia, a juíza plantonista Marcela Amaral Pereira Novais, da Vara Cível de Belo Horizonte, entendeu que houve o ajuste no documento de convocação e negou a liminar (leia trecho da decisão abaixo).
“Denote-se que o réu, em sede de contradição ao pleito de tutela, apresentou documentos que demonstram que o edital convocatório em tela foi retificado no dia 07.12.2020, para fins de corrigir um erro material ocorrido no edição daquele publicado no dia 04.12.2020, a fim de incluir uma vírgula (,) entre a palavra “Associados e Conselheiros”, sanando qualquer dúvida acerca da amplitude do ato convocatório, de tal forma que todos os associados, com iguais direitos, foram abrangidos pelo edital convocatório. Demonstrou o requerido, ainda, elementos que, a princípio, corroboram a sua assertiva de que foi dada ampla publicidade ao edital retificador, veiculado em três jornais de grande circulação e no sítio eletrônico oficial do Clube.
Não bastasse, a ausência de afixação do Edital Convocatório contendo a retificação na sede do Clube ou na unidade do Clube Recreativo é mera irregularidade e não autoriza a suspensão da eleição designada, diante dos fortes indícios de que foi garantida a ampla publicidade do ato convocatória através de jornais de grande circulação e no sítio eletrônico oficial da ré.
Ante o exposto, e por tudo mais que dos autos consta, estando ausentes um dos requisitos autorizadores da pretensão cautelar, indefiro o pedido de tutela de urgência”.
A chapa denominada “Novo Cruzeiro” será composta por nomes indicados pelo presidente Sérgio Santos Rodrigues e pelo presidente do Conselho Deliberativo, Nagib Geraldo Simões. Ao todo, são 220 titulares e 110 suplentes.