Com chance remota de subir, Cruzeiro sempre esteve longe do G-4 da Série B
Melhor posição da Raposa em todo campeonato foi o 9º lugar na terceira rodada
Redação
Cruzeiro deve passar mais um ano na Série B - Foto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro
O Cruzeiro passou toda a Série B longe da briga pelo acesso. Agora, só uma combinação improvável de resultados coloca o time celeste na elite do futebol brasileiro em 2021.
Na terceira rodada, a Raposa ocupou sua melhor posição em toda a competição: 9º lugar. Depois disso, o Cruzeiro sempre esteve abaixo. Isso mostra que de fato o clube celeste nunca participou efetivamente da luta na parte de cima da tabela.
Vale lembrar que o Cruzeiro começou a competição com seis pontos negativos em função de uma punição da Fifa.
Hoje, o Cruzeiro está na 11ª posição, com 40 pontos. O time que abre o G-4 é o Juventude, com 49. Na parte de baixo da tabela, o Náutico é o primeiro do Z4, com 35 pontos.
Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Cruzeiro tem 1,5% de chance de subir para a Série A. A universidade calcula que um clube com 63 pontos tem mais de 99% de probabilidade de conseguir o acesso. A Raposa só pode chegar a 61.
Por outro lado, o Cruzeiro tem 0,79% de risco de ser rebaixado para a Série C. De acordo com a UFMG, um clube que chegar a 47 pontos tem apenas 0,1% de risco de cair. Faltam sete pontos ao clube estrelado.