O Cruzeiro voltou a mostrar a sua força na bola aérea ao bater o Vitória por 1 a 0, nesta sexta-feira, em Salvador, pela 28ª rodada da Série B. O gol da partida no estádio Barradão foi marcado pelo zagueiro Ramon, aos 44min do primeiro tempo, após escanteio cobrado por Filipe Machado. No lance, o defensor se antecipou à marcação e finalizou no canto direito do jovem Yuri, que havia acabado de entrar no lugar do lesionado Ronaldo.
Ramon, que foi revelado pelo Vitória e fez mais de 200 partidas com a camisa do ex-clube, teve reação discreta após anotar o primeiro gol na Série B e o segundo pelo Cruzeiro. “Todo mundo sabe que é meu clube formador e onde passei a maior parte do meu tempo como profissional. Por respeito, eu preferi não comemorar”, afirmou ao SporTV.
O gol de Ramon foi o 15º do Cruzeiro em conclusões de cabeça na Série B. Nenhum outro time balançou a rede tantas vezes nesse fundamento. O recordista individual é o zagueiro Manoel, com quatro gols. Em seguida, com dois tentos cada, aparecem Airton, Marcelo Moreno e Raúl Cáceres. Na lista de um gol, além de Ramon, estão Cacá, Léo, Régis e Welinton.
Em entrevista coletiva, o técnico Luiz Felipe Scolari comentou como tem sido a dedicação do elenco ao fundamento na Toca II. “Trabalhamos muito as jogadas de bola parada defensiva e ofensiva, onde os jogadores se colocam, onde a bola está indo naturalmente, quais os deslocamentos para que a equipe adversária fique em dúvida e a batida da bola, que, sendo boa, nós estamos conseguindo fazer os gols. Trabalhamos bastante esse quesito, às vezes não dá certo, mas, na maioria das vezes estamos complicando os adversários com a bola parada e os deslocamentos”.
O placar em Salvador fez a Raposa chegar a 38 pontos na Série B, ainda no 11º lugar. A diferença para o quarto colocado, CSA, é de seis pontos. Vale lembrar que Cuiabá (5º, com 44) e Juventude (6º, com 43) entram em campo pela 28ª rodada neste sábado. A equipe mato-grossense enfrenta o Figueirense, às 16h, em Florianópolis, enquanto os gaúchos medem forças com o Confiança, às 19h, em Aracaju.