Superesportes

SÉRIE B

Adversário do Cruzeiro, CRB convive com falta de artilheiro desde a saída de Léo Gamalho

Camisa 9 havia sido o algoz da Raposa nos três duelos anteriores

Redação
Dos 18 gols de Gamalho pelo CRB, quatro foram contra o Cruzeiro - Foto: PEI FON/ZIMEL PRESS/ESTADAO CONTEUDO
Adversário do Cruzeiro nesta terça-feira, às 21h30, no estádio Rei Pelé, pela 27ª rodada da Série B, o CRB convive com a falta de um goleador desde a saída de Léo Gamalho para o Al-Khor, do Catar. Ele se despediu do clube após o empate por 0 a 0 com o América, em Maceió, pela 12ª rodada, em 28 de setembro.



Na ocasião, o CRB estava em nono na Série B, com 17 pontos - quatro a menos que a quarta colocada Ponte Preta. Gamalho havia sido responsável por oito dos 13 gols da equipe, sendo um no empate por 1 a 1 com a Raposa, no Mineirão, pela oitava rodada.

Em 2020, o veterano de 34 anos balançou a rede 18 vezes em 31 partidas pelo Galo da Pajuçara. Na Copa do Brasil, foi o algoz do Cruzeiro na terceira fase: fez os dois gols da vitória alagoana por 2 a 0, em Belo Horizonte, e o do empate por 1 a 1, em Maceió.

Desde a transferência de Léo Gamalho para o Oriente Médio, o CRB não conseguiu encontrar um substituto à altura. Quem veste a camisa 9 atualmente é Pablo Dyego, ex-Fluminense. Jogador de velocidade e movimentação, ele marcou três gols em nove partidas na Série B.



O jovem Bill, de 21 anos, que pertence ao Flamengo, e o meia argentino Diego Torres, ex-Chapecoense, também contabilizaram três tentos cada na segunda divisão. 

No período em que contou com Gamalho, o CRB tinha 47,22% de aproveitamento na Série B (quatro vitórias, cinco empates e três derrotas). Sem o centroavante, o índice caiu para 38% (cinco vitórias, um empate e oito derrotas). No geral, o Galo é o 13º, com 33 pontos.

Os 18 gols de Léo Gamalho o deixam com folga na artilharia do CRB em 2020. O segundo é Rafael Longuine, com sete em 11 jogos. O meia emprestado pelo Santos não entra em campo desde 11 de março, quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito justamente no jogo contra o Cruzeiro pela Copa do Brasil.

No Catar, Gamalho correspondeu à fama de "matador" apesar de ainda estar em período de adaptação: anotou um gol em cinco jogos na Qatar Stars League (primeira divisão do país) e três em uma apresentação pela Qatar Stars Cup (copa nacional).


Números do CRB na Série B


Jogos: 26

Vitórias: 9

Empates: 6

Derrotas: 11

Gols marcados: 28

Gols sofridos: 33

Posição: 13º, com 33 pontos

Todos os artilheiros

Léo Gamalho - 8 gols (11 jogos)

Pablo Dyego - 3 gols (9 jogos)

Bill - 3 gols (21 jogos)

Diego Torres - 3 gols (25 jogos)

Iago Dias - 2 gols (13 jogos)

Luidy - 2 gols (20 jogos)

Hyuri - 1 gol (4 jogos)

Alisson Safira - 1 gol (11 jogos)

Reginaldo Júnior - 1 gol (11 jogos)

Igor Cariús - 1 gol (11 jogos)

Claudinei - 1 gol (19 jogos)

Reginaldo Lopes - 1 gol (21 jogos)