A campanha fora de casa é um dos trunfos do Cruzeiro para tentar surpreender o América, vice-líder da Série B, com 44 pontos. As equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, no Independência, pela 25ª rodada.
Em 11 partidas como visitante, o time celeste obteve 54,55% de aproveitamento, o quarto maior da competição. São cinco vitórias, três empates e três derrotas, com 10 gols marcados e nove sofridos.
A Raposa vem de dois triunfos longe de Belo Horizonte: Botafogo-SP (1 a 0), em 6 de novembro, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto; e Chapecoense (1 a 0), em 24 de novembro, na Arena Condá, em Chapecó.
O que dificulta a arrancada Cruzeiro na Série B é o índice de apenas 41% no Mineirão - quatro vitórias, quatro empates e cinco derrotas -, além da perda de seis pontos antes da competição em razão de uma punição na Fifa.
No atual cenário, a probabilidade de acesso do Cruzeiro é de 0,92%. O time precisaria de 35 pontos (11 vitórias e dois empates) nas 14 rodadas restantes para chegar a 63, com 96,5% de chance de subir. Os cálculos são do Departamento de Matemática da UFMG.