Diretor de negócios internacionais do Cruzeiro, o ex-jogador Juliano Belletti revelou que o clube pretende retomar o projeto do futsal. O dirigente não deu muitos detalhes, mas disse que a modalidade é importante na formação dos jovens jogadores. Em entrevista ao canal da Raposa no Youtube, o dirigente também comentou a reaproximação do time celeste com Ronaldo Fenômeno e a possibilidade de negócios com o Barcelona.
"O Cruzeiro vai reativar seu futsal, o departamento internacional está ajudando muito neste caminho, que não deixa de fazer parte da formação e do desenvolvimento de novos talentos, muitos grandes talentos do futebol brasileiro, como Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno, Neymar, Coutinho, de alguma maneira eles trabalharam o início da carreira deles no futsal. E estamos trabalhando isso também", destacou.
Belletti disse que foi o responsável pela aproximação entre Cruzeiro e Ronaldo Fenômeno, que iniciou a carreira profissional no clube celeste. Hoje, segundo Belletti, há um projeto digital entre a Raposa e o Valladolid, clube do qual o ex-atacante é presidente.
"Uma das primeiras coisas que fiz foi entrar em contato com ele. O Ronaldo foi formado aqui (no Cruzeiro). Jogamos juntos no Sub-17, no Sub-20. Depois, jogamos juntos na Seleção Brasileira, nos enfrentamos muitas vezes enquanto ele estava no Real Madrid e eu no Barcelona, fomos pentacampeões do mundo juntos. Fizemos o contato, já existe este relacionamento entre o clube e o Ronaldo, e também uma aliança digital com o Valladolid. A partir daí, podem surgir outro tipos de negócios", frisou.
Um dos embaixadores do Barcelona ao redor do mundo, Belletti também comentou a possibilidade de negócios entre os clubes. "Eu represento o Barça em qualquer ação internacional, e tenho que identificar oportunidades, de que maneira o Barça e o Cruzeiro poderiam trabalhar juntos, como o Cruzeiro pode oferecer uma condição de trabalho ao Barcelona e como o Barça pode contribuir com o Cruzeiro neste momento. A troca de know-how é importante, uma parceria digital pode acontecer, a parceria técnica, de repente algum jogador nosso que tem talento diferenciado chama atenção do Barcelona, e a gente tem mais acesso a essa negociação", disse.
Como o Cruzeiro pode lucrar
Belletti explicou como o Cruzeiro pode ganhar dinheiro em negócios internacionais. "Primeiro, é fazer as pessoas entenderem que a gestão é nova, é diferente, que estamos solucionando os problemas, que temos algo de interessante para todo mundo que é a nossa tecnologia de treino de futebol 100% brasileira. A partir daí, a gente coloca isso em todos os países para começar a criar coisas diferentes e chegar em um nível comercial".
"A gente quer criar estratégias e identificar oportunidades de que trabalhando a marca do Cruzeiro fora do Brasil possa criar alianças comerciais e técnicas para que logo o Cruzeiro tenha benefícios financeiros. Só que durante a quarentena e pandemia, a gente tem dificuldade, porque isso impede as nossas viagens e a vinda de gente de fora para cá também. Neste momento, é análise de cenário. O departamento internacional existe há mais de 14 anos aqui no Cruzeiro. Provavelmente, é o único clube do Brasil que trabalha este departamento", acrescentou.
O ex-jogador explicou alguns projetos que o Cruzeiro já desenvolve. "Já colheu muitos frutos. A gente tem uma escola do Cruzeiro dentro de um colégio britânico na Tailândia. Nós temos parcerias com instituições, com governos. Por exemplo, o Cazaquistão já enviou garotos para treinarem na Toca com a metodologia do Cruzeiro, que é 100% brasileira. E você vai criando estratégias e observando oportunidades para que estas parcerias com clubes, com federações e governos possam trazer recursos para o clube que é importante ainda mais neste momento".
O ex-jogador explicou alguns projetos que o Cruzeiro já desenvolve. "Já colheu muitos frutos. A gente tem uma escola do Cruzeiro dentro de um colégio britânico na Tailândia. Nós temos parcerias com instituições, com governos. Por exemplo, o Cazaquistão já enviou garotos para treinarem na Toca com a metodologia do Cruzeiro, que é 100% brasileira. E você vai criando estratégias e observando oportunidades para que estas parcerias com clubes, com federações e governos possam trazer recursos para o clube que é importante ainda mais neste momento".