O América de Natal tem interesse no retorno do atacante Zé Eduardo, que recebeu apenas uma oportunidade no Cruzeiro na Série B do Campeonato Brasileiro. A liberação do jogador de 21 anos ao clube potiguar para a sequência da Série D dependerá de avaliação do técnico Luiz Felipe Scolari, contratado com a missão de tirar a Raposa da zona de rebaixamento e tentar o acesso à primeira divisão ainda nesta temporada.
A informação sobre o interesse do América-RN em Zé Eduardo foi antecipada pelo site Deus Me Dibre e confirmada ao Superesportes pelo pai do atleta, Eduardo Simplício Andrade, que revelou um contato com a diretoria da equipe do Rio Grande do Norte.
“Um dirigente do América já nos ligou. O Zé quer jogar. Claro que a vontade dele é ajudar o Cruzeiro, que é seu clube de origem, mas sem jogar, não tem como ajudar”, disse à reportagem. O Cruzeiro, por sua vez, não se posicionou a respeito do interesse do clube nordestino no centroavante.
Após "estourar" a idade sub-20, Zé Eduardo foi emprestado ao Villa Nova, pelo qual se destacou no primeiro semestre de 2020 ao marcar quatro gols em cinco jogos no Campeonato Mineiro. O bom desempenho levou o centroavante ao América-RN para a disputa da quarta divisão nacional. Pelo Dragão, contabilizou mais cinco gols em cinco partidas (quatro no Campeonato Potiguar e um na Copa do Brasil).
Contudo, o retorno à Toca II não foi tão produtivo e pode durar menos de um mês. Mesmo com a ampliação do contrato até janeiro de 2024, Zé Eduardo foi relacionado para três partidas e utilizado apenas uma vez, quando entrou no segundo tempo do empate em 0 a 0 com o Oeste, em Barueri-SP, pela 15ª rodada da Série B.
Agora, é Felipão quem decidirá se mantém Zé Eduardo ou autoriza a sua transferência para outro clube. Vale ressaltar que o jogador fez mais gols na temporada que todos os centroavantes do elenco: Marcelo Moreno (2 gols em 18 jogos), Thiago (3 gols em 20 jogos), Roberson (1 gol em 13 jogos) e Sassá (4 gols em 18 jogos pelo Coritiba; nenhum gol em cinco jogos pelo Cruzeiro). O artilheiro celeste é o meia Maurício, com cinco gols em 31 partidas.