Superesportes

CRUZEIRO

Matemático calcula chances do Cruzeiro de subir à Série A, ficar na B e cair para a C

Responsável pelo site Probabilidades no Futebol e doutor em matemática pela UFMG, Gilcione Nonato Costa faz projeções para a Raposa na Série B

Bruno Furtado João Vitor Marques Rafael Arruda
Professor Gilcione Nonato Costa detalhes chances do Cruzeiro de voltar à Série A - Foto: Lucas Braga/UFMG Em 13 jogos na Série B, o Cruzeiro foi de favorito ao título/acesso à luta contra o rebaixamento à terceira divisão. Além do prejuízo de ter iniciado a competição com seis pontos negativos, por causa de uma punição na Fifa, o time celeste não engrenou na competição e alcançou aproveitamento de apenas 43,58% - cinco vitórias, dois empates e seis derrotas.



Em 17º lugar, com 11 pontos, a Raposa briga hoje pela permanência na Série B. Só uma sequência de bons resultados ao longo do campeonato colocará o time de Ney Franco na parte de cima da classificação. E a evolução precisa ser rápida e constante, pois restam 25 rodadas e o atual quarto colocado, Paraná, já soma 22 pontos.

O Superesportes entrevistou o engenheiro elétrico e doutor em matemática Gilcione Nonato Costa, de 49 anos, professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Ele é um dos criadores do site Probabilidades no Futebol, no ar desde 2005, que faz projeções de pontuação para vários torneios, entre os quais o Campeonato Brasileiro. Assista ao vídeo e veja o que o especialista falou a respeito do Cruzeiro!


Não conseguiu assistir ao vídeo? Clique aqui