Integrantes de torcidas organizadas do Cruzeiro estiveram em frente à Toca da Raposa II, no fim da tarde desta segunda-feira, para uma manifestação de apoio ao time. Centenas de cruzeirenses fizeram da rua parte de uma arquibancada, cantaram e incentivaram os jogadores no momento em que o ônibus com a delegação celeste deixou o CT do clube às 18h rumo ao Mineirão para o confronto contra o CRB, marcado para 20h, pela 8ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
A manifestação vem depois de protestos e pressão ao time e a diretoria por causa dos últimos resultados do clube em campo. Eliminado pelo próprio CRB na Copa do Brasil, o Cruzeiro vem de uma sequência negativa e está sem vencer há quatro rodadas na Série B - três derrotas e um empate. Com os resultados da 8ª rodada, a equipe comandada por Enderson Moreira entra em campo no Z4, sendo o 17º colocado da Segundona.
Pelas redes sociais, o Cruzeiro agradeceu à manifestação de apoio da torcida. Em sua conta no Twitter, um vídeo feito de dentro do ônibus foi publicado mostrando a visão dos jogadores e demais membros da delegação cruzeirense para a festa dos torcedores. O clube, no entanto, lembrou que todos devem evitar aglomerações.
Recebemos o apoio da nossa torcida na saída da Toca 2. Agradecemos demais esse apoio, mas pedimos sempre para evitar aglomerações. %uD83D%uDD35%u26AA%uFE0F%uD83E%uDD8A#DiaDeCruzeiro#CRUxCRBpic.twitter.com/83Y8UaHqwA
%u2014 Cruzeiro Esporte Clube (de %uD83D%uDE37) (@Cruzeiro) September 7, 2020
Saiba mais
Na última quinta-feira, alguns cruzeirenses cobraram do elenco e diretoria no desembarque da delegação celeste após derrota para o Brasil de Pelotas. Na manifestação, houve pedidos pela saída do técnico Enderson Moreira e gritos de ‘time pipoqueiro’.
Já no sábado, um grupo de torcedores foi até a porta da Toca da Raposa II para protestar no horário de entrada dos jogadores para o treino. O grupo de cerca de 50 pessoas parou os carros dos atletas e pediu mais dedicação e empenho.
No mesmo dia, após os protestos, integrantes de uma torcida organizada do clube se reuniram com a diretoria celeste em uma sala do centro de treinamentos. Estiveram presentes o presidente do clube, Sérgio Santos Rodrigues, o diretor de futebol Ricardo Drubscky, o diretor técnico Deivid e o supervisor administrativo Benecy Queiroz.
Após a reunião, por meio de nota publicada em redes sociais, a torcida organizada manteve as demonstrações de insatisfação com o desempenho do time, mas ressaltou que a manifestação foi feita de forma pacífica, se distanciando de ‘agressões físicas e patrimoniais’.
Resultados e dificuldades
O Cruzeiro arrancou na Série B com três vitórias - Botafogo-SP (2 a 1), Guarani (3 a 2) e Figueirense (1 a 0). Nos quatro compromissos seguintes, perdeu três - Chapecoense (1 a 0), América (2 a 1) e Brasil-RS (1 a 0) - e empatou um - Confiança (1 a 1).
O time ainda foi eliminado pelo CRB na terceira fase da Copa do Brasil, ao empatar por 1 a 1, em Maceió, no dia 26 de agosto. Na ida, em Belo Horizonte, os alagoanos venceram por 2 a 0, em 11 de março.
A Raposa iniciou a Série B com seis pontos negativos devido a uma punição imposta pela Fifa. O clube não pagou 850 mil euros (R$ 5,3 milhões) ao Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, pela contratação por empréstimo do volante Denílson, em julho de 2016. Em razão dessa sanção, a equipe está em 16º lugar no campeonato, com apenas quatro pontos.