Em mau momento na Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro segue em busca de reforços para concluir a montagem do elenco e, quem sabe, embalar no restante da temporada. Enquanto os novos jogadores não chegam, o presidente Sérgio Santos Rodrigues fez uma avaliação individual de contratados durante sua gestão.
Até aqui, o atual mandatário celeste foi o responsável por oficializar a chegada de sete atletas: os laterais-direitos Cáceres, Daniel Guedes e Rafael, o lateral-esquerdo Giovanni, o meia Claudinho e os atacantes Arthur Caíke e Airton. De volta de empréstimos, o zagueiro Manoel e o volante Henrique também reforçaram o elenco nesta gestão.
Sérgio Rodrigues analisou seis desses jogadores durante entrevista coletiva remota realizada na tarde dessa sexta-feira. Ele deixou de fora apenas Rafael, que não estreou, e os “velhos conhecidos” da torcida, Manoel e Henrique. Veja a seguir:
Cáceres
O lateral-direito paraguaio de 28 anos disputou dez partidas e marcou um gol com a camisa do Cruzeiro - no empate por 1 a 1 com o Confiança, em Sergipe, pela Série B. Titular absoluto com o técnico Enderson Moreira, o jogador ganhou elogios do presidente.
“Era uma deficiência que a gente tinha, até a mídia esportiva, não eu, mas colocou que ele seria um dos melhores laterais, com melhores índices entre as Séries A e B”, avaliou.
Daniel Guedes
Com direitos econômicos pertencentes ao Santos, o lateral-direito de 26 anos chegou ao Cruzeiro por empréstimo até o fim de 2021 e ainda não estreou. A última partida de Daniel Guedes foi em 22 de setembro de 2019, quando defendeu o Goiás na vitória por 3 a 0 sobre o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro. Ele segue aprimorando a parte física para poder estrear pelo clube celeste.
“O Daniel Guedes que tem um período de inatividade, mas a gente confia muito no futebol dele. É um cara muito determinado, até porque está grato ao Cruzeiro pelo apoio que a gente deu a ele”, avaliou Sérgio Rodrigues.
Giovanni
O único que não recebeu elogios do presidente foi o lateral-esquerdo Giovanni, que assinou contrato com o Cruzeiro até o fim de 2021. O jogador de 31 anos chegou ao clube indicado pelo técnico Enderson Moreira, com quem trabalhou no Fluminense, em 2015, e no América, em 2018.
Desde que se transferiu para o Cruzeiro, fez sete partidas e um gol, mas não conseguiu se firmar. “O Giovanni, infelizmente, não atendeu às expectativas da forma como a gente gostaria. Já tinha trabalhado com o Enderson, mas veio de um período de inatividade grande”, avaliou o mandatário celeste.
Claudinho
O mais jovem dos reforços contratados pela atual gestão é o meia-atacante Claudinho, de 19 anos. Ex-jogador da Ferroviária-SP, o garoto teve 70% dos direitos econômicos comprados por R$ 3 milhões e assinou vínculo válido por cinco temporadas. Pelo Cruzeiro, disputou oito jogos - apenas um como titular - e ainda não marcou gols. Para o presidente, o atleta não apenas vai ajudar em campo, mas pode significar um reforço no caixa celeste no futuro.
“O Claudinho é um menino de 19 anos de idade. É um cara que muita gente falou muito: vem como destaque da Copa São Paulo. Não, não foi isso. Ele também jogou o Campeonato Paulista, que é o mais difícil que tem. Jogou bem contra os grandes clubes que têm lá. É um jovem que tem muito potencial. Tem 19 anos, ainda é muito cedo para dizer que vai estourar ou não. Mas vai contribuir muito para a gente ainda, sem dúvida nenhuma. Tanto que, ainda que entrando pouco, já tivemos sondagens de gente interessada no trabalho dele”, disse.
Airton
Outro que chegou ao Cruzeiro após passagem pelo futebol paulista foi Airton, ex-Palmeiras e Inter de Limeira. O jovem de 21 anos tem agradado ao presidente, embora tenha participado de apenas três partidas com a camisa celeste. No período, ainda não marcou gols. “O Airton, não preciso nem dizer. Jovem que veio e está jogando, entregando muito”, disse Sérgio Rodrigues.
Arthur Caíke
Emprestado pelo Al-Shabab, da Arábia Saudita, até janeiro de 2021, o atacante Arthur Caíke foi outro bastante elogiado pelo presidente do Cruzeiro. Em três jogos com a camisa celeste, o jogador de 28 anos fez um gol, numa bela cobrança de falta de média distância na derrota por 2 a 1 para o América, na Série B.
“Arthur Caíke já entrou fazendo gol, participando ativamente. Então, sinceramente, acho que nosso balanço é muito mais positivo do que negativo de todos os reforços que a gente trouxe", avaliou.
Vem mais por aí
Ao longo da entrevista, Sérgio também respondeu sobre os desejos do Cruzeiro para a sequência da temporada. O clube espera se livrar de punição da Fifa que impede o registro de novos atletas para anunciar dois nomes já “engatilhados”. Um deles é o atacante Angulo, do Palmeiras. De acordo com o presidente celeste, que desconversou sobre o interesse em William Pottker, do Internacional, a intenção é ainda anunciar as chegadas de um lateral-esquerdo e um reforço para o setor ofensivo.
“A gente tem uma política de não citar nomes. A gente realmente procura reforços tanto para o ataque quanto para a lateral (esquerda). Temos o Matheus Pereira, que fez duas boas partidas, Um jovem, mas obviamente a gente precisa de mais uma pessoa ali”, disse. “Quando a nomes, Pottker, especificamente, até para resguardar o clube, os atletas envolvidos, a gente só na hora que está assinado e apresentado que a gente fala. Mas estamos buscando um nome para o ataque”, garantiu.