O Cruzeiro precisa vencer o CRB por três gols para avançar à quarta fase da Copa do Brasil no tempo normal. No jogo de ida, em 11 de março, no Mineirão, os alagoanos ganharam por 2 a 0, com dois gols do atacante Leo Gamalho, e alcançaram situação confortável no mata-mata. A partida de volta da terceira fase começa às 16h desta quarta-feira, no estádio Rei Pelé, em Maceió.
Perder por três gols de diferença é uma situação que o CRB não viveu em 2020. Em 25 jogos na temporada, o Galo da Pajuçara venceu 11, empatou sete e foi derrotado em sete. Nenhum revés, aliás, teve margem de dois tentos - que levaria o duelo com a Raposa para os pênaltis.
O tropeço mais expressivo do CRB este ano foi pela sexta rodada do Grupo B da Copa do Nordeste, contra o Náutico, no Rei Pelé. Os pernambucanos abriram o marcador com Luanderson, aos 19min. Luidy, aos 22 do primeiro tempo, e Rafael Longuine, aos 24min da etapa final, viraram o jogo, porém o Timbu reagiu e obteve a vitória por 3 a 2 graças aos gols de Jorge Henrique, aos 31, e Jean Carlos, aos 48.
Os outros resultados desfavoráveis ao CRB foram pelos placares de 1 a 0 ou 2 a 1. Apesar desse retrospecto, os atletas do Cruzeiro estão confiantes em uma reviravolta na Copa do Brasil. O goleiro Fábio destacou a evolução sob o comando de Enderson Moreira se comparado o cenário atual ao de cinco meses atrás, quando Adilson Batista era o técnico.
“Será um jogo difícil. O CRB conseguiu na primeira partida fazer uma vantagem aproveitando o nosso momento delicado de formação de uma equipe, de um trabalho novo. Hoje a gente tem um time totalmente diferente com o Enderson, com um trabalho desenvolvido e atletas diferentes. Estamos confiantes em fazer um belo jogo, como o CRB fez no Mineirão. Temos totais condições de vir aqui e jogar contra eles em busca do resultado e da classificação”.
Uma das “caras novas” em relação ao duelo de março é o lateral-direito Raúl Cáceres, que iniciou positivamente sua trajetória na Raposa com um gol e duas assistências em sete jogos. Ele confia na capacidade de inverter o resultado. “O jogo vai ser difícil, porque eles têm a vantagem de dois gols. Mas a gente está preparado para reverter, pois temos bons jogadores para fazer todo o possível em conseguir os dois gols que precisamos. Vai ser difícil, mas não impossível. Acredito que vamos ganhar .
Enderson só não poderá escalar o que considera melhor no grupo porque cinco atletas já disputaram a Copa do Brasil por seus clubes anteriores: o lateral-esquerdo Patrick Brey (Ferroviária-SP), o volante Henrique (Fluminense), os meias Régis (Bahia) e Claudinho (Ferroviária-SP) e o atacante Arthur Caíke (Bahia). O treinador também não contará com o volante Jean e os atacantes Stênio e Marcelo Moreno, que estão lesionados.
A equipe titular que entrou em campo no Mineirão tinha Fábio; Edilson, Cacá, Arthur e João Lucas; Filipe Machado, Jadsom, Everton Felipe e Maurício; Thiago e Marcelo Moreno. Para esta quarta-feira, as novidades aguardadas são Raúl Cáceres, Giovanni, Leo, Ariel Cabral, Riquelmo e Welinton. A escalação só será confirmada uma hora antes do jogo.
As duas vitórias por 3 a 0 do Cruzeiro em 2020 ocorreram em cima da URT, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro, e do Patrocinense, pela semifinal do Troféu Inconfidência. Caso alcance o placar pela terceira vez, a Raposa superará o CRB e garantirá R$ 2 milhões em premiação na quarta fase da Copa do Brasil. O clube já recebeu R$ 3,9 milhões ao longo da competição.
Derrotas do CRB em 2020
08/08 - Juventude 2x1 CRB - Série B
31/07 - CSA 1x0 CRB - Campeonato Alagoano
22/07 - CRB 1x2 Ceará - Copa do Nordeste
04/03 - CRB 2x3 Náutico - Copa do Nordeste
27/02 - Vitória 2x1 CRB - Copa do Nordeste
26/01 - CRB 0x1 Murici - Campeonato Alagoano
21/01 - Imperatriz-MA 2x1 CRB - Copa do Nordeste