Com 100% de aproveitamento na Série B do Campeonato Brasileiro, com três vitórias em três jogos, o Cruzeiro vai embalado em busca de mais três pontos contra a Chapecoense, nesta quinta-feira, às 21h, no Mineirão, pela quarta rodada da competição nacional.
No elenco do time catarinense, três jogadores já passaram pelo Cruzeiro: os laterais Rafael Santos e Ezequiel e o atacante Anselmo Ramon.
Rafael Santos, de 22 anos, foi cedido à Chapecoense por empréstimo em junho deste ano. Já o lateral Ezequiel atuou no Cruzeiro em 2016, 2017 e 2018. Foram 73 jogos (70 oficiais e três amistosos) com a camisa celeste e um gol. Tanto Rafael quanto Ezequiel são reservas do time catarinense.
Por sua vez, Anselmo Ramon chegou ao Cruzeiro em 2007 para as categorias de base depois de ter tido bom desempenho na Copa São Paulo de Futebol Júnior com a camisa do Bahia. Ele atuou em 88 jogos na equipe profissional e marcou 26 gols.
Anselmo Ramon chamou atenção pelo desempenho positivo nos clássicos. “Gols em clássico são sempre bons. São jogos que ficam na memória”, afirmou o atacante, em entrevista em 2013.
Em 2011, marcou um dos gols da histórica goleada do Cruzeiro por 6 a 1 sobre o Atlético, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.
O atacante também balançou as redes no empate por 2 a 2, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro, em 2012. Ele comemorou um dos gols 'ciscando', imitando uma galinha, para o delírio dos cruzeirenses no estádio. O goleador justificou o gesto dizendo que se tratava da coreografia da música “Cisca que eu Jogo Milho”, da banda baiana Black Style.
Nesta temporada, Anselmo Ramon disputou apenas nove jogos pela Chapecoense e marcou um gol.
Destaque no gol
Um dos destaques do time catarinense é o goleiro João Ricardo. Ele foi o melhor em campo na vitória sobre o Sampaio Corrêa, por 1 a 0, nesse domingo, na Arena Condá. Durante os 90 minutos, o ex-jogador do América fez pelo menos três defesas difíceis, garantindo o triunfo no Sul do Brasil.
O técnico Umberto Louzer elogiou a atuação do goleiro. "O que desagradou foi o nosso desempenho após o gol no primeiro tempo. Depois disso, vivemos de lampejos e fomos felizes pela boa atuação do João. Devemos muito a ele pelo que fez. Corrigimos e voltamos melhores no segundo tempo, com chances de matar o jogo. Mas a cobrança dos atletas é importante. Eles entenderam", disse Louzer.
O atacante Aylon é outro jogador que se destacou no América e que hoje está no elenco do time de Santa Catarina. Ele é titular da Chape.
A Chapecoense está na sexta posição da Série B, com quatro pontos em dois jogos. Além da vitória sobre o Sampaio Corrêa, o time catarinense empatou com o Oeste, de São Paulo, (0 a 0), na primeira rodada, na Arena Barueri. A Chape tem um jogo a menos, porque o duelo contra o CSA, pela segunda rodada, foi adiado em razão dos casos de novo coronavírus no elenco do time de Alagoas.
Mesmo com três vitórias em três jogos, o Cruzeiro tem apenas 3 pontos na tabela. Isso porque a Raposa foi punida pela Fifa e começou a Série B do Campeonato Brasileiro com menos seis pontos na tabela por não ter pago o empréstimo do volante Denilson ao Al Wahda, dos Emirados Árabes, em 2016, no valor de 850 mil euros (cerca de R$ 5,4 milhões), em maio deste ano.