O líder Tombense (23) e o vice-líder América (22) já estão garantidos na próxima fase. A Raposa disputa uma das duas vagas restantes com Caldense (20) e Atlético (19).
Vitória por ao menos três gols de diferença
Se quiser avançar dependendo exclusivamente de suas forças, o Cruzeiro terá que golear a Caldense no Estádio Ronaldo Junqueira, em Poços, por ao menos três gols de vantagem.
No momento, a Veterana é a terceira colocada, com 20 pontos, seis vitórias e dez gols de saldo. Um triunfo no Sul de Minas por três gols de diferença elevaria o Cruzeiro a 20 pontos e seis vitórias. A vaga seria assegurada no saldo de gols: 8 a 7.
Vitória simples
Um triunfo simples sobre a Caldense no Ronaldão, em Poços de Caldas, faria o Cruzeiro depender de um empate ou uma derrota do rival Atlético (4º colocado) para o Patrocinense, no Mineirão, em duelo também marcado para quarta, às 21h30.
Com a igualdade na Pampulha, o Atlético, que tem 19 pontos, iria a 20, com cinco vitórias. Já o Cruzeiro, que tem 17 pontos, chegaria a 20 com um triunfo no Sul de Minas e se classificaria por ficar com seis vitórias, o primeiro critério de desempate.
Troféu Inconfidência
Se perder, empatar ou vencer a Caldense, sem ser contemplado com a vaga na semifinal, restará ao Cruzeiro disputar o Troféu Inconfidência, mini torneio criado pela Federação Mineira com duelos entre o 5º e o 8º e entre o 6º e o 7º.
O Troféu será disputado com jogos únicos nas semifinais e na final, nos dias 2 e 5 de agosto. O mando será sempre do time com melhor campanha na fase inicial.
Hoje, disputariam o Troféu Inconfidência Cruzeiro (5º, com 17), Uberlândia (6º, com 14), Patrocinense (7º, com 12) e URT (8º, com 11). O Atlético, 4º colocado, e o Boa Esporte, 9º, com 11 pontos, ainda têm chance de participar do mini torneio.