Superesportes

CRUZEIRO

Enderson analisa goleada do Cruzeiro e reforça objetivo de que time sempre 'proponha o jogo'

Raposa bateu a URT por 3 a 0 neste domingo, no reinício do Estadual

Redação
Enderson comandou o Cruzeiro na vitória por 3 a 0 sobre a Caldense - Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Com os ‘pés no chão’, ciente de que o Cruzeiro ainda precisa melhorar, Enderson Moreira elogiou a atuação de seus jogadores na goleada por 3 a 0 sobre a URT, na manhã deste domingo. Na entrevista coletiva que concedeu após sua estreia no comando da Raposa, o treinador também exaltou o compromisso tático do grupo, que soube aproveitar a fragilidade física do adversário no Mineirão



“É um jogo que a gente sabia, uma reestreia depois de quatro meses parado, todos ansiosos para retornar. Coisas boas, coisas que precisam ser melhoradas. A gente tinha alguns atletas suspensos, atletas que são importantes, outros que puderam puderam participar, mas acima de tudo foi uma boa vitória do grupo, do elenco. A gente poder utilizá-los da melhor forma possível”, elogiou o treinador.

“Diante daquilo que temos como ideia de jogo, foi um primeiro teste, a gente não fez sequer um jogo amistoso. Eram treinamentos entre nossa própria a equipe. Agora a gente começa a visualizar questões a identificar alguns problemas. Mas como ideia geral ficou uma coisa que eu penso, de a gente saber a hora de ficar mais compactado, de marcar em cima, de fazer uma pressão pós-perda, então acho que tivemos coisas bem interessantes. A expectativa é que a gente possa melhorar muito na sequência”, complementou.

Especialmente no primeiro tempo, chamou atenção o poder do Cruzeiro de não permitir qualquer tipo de construção de jogadas por parte da URT. O adversário, claramente desgastado fisicamente, não conseguiu controlar trocar passes em sequência ou controlar a posse em nenhum momento da partida. Desta forma, os donos da casa aproveitaram para dominar as ações ofensivas.



“É uma característica que eu gosto, de pressão pós-perda. Eles (jogadores) estão identificando bem o momento de fazer isso. Acho que isso traz também credibilidade por parte dos atletas, de que se fizer bem feito, pode funcionar, como aconteceu hoje. Cada jogo é uma situação diferente, teremos adversários que tentarão marcar mais em cima e vão conseguir sair, e a gente talvez terá que baixar um pouco a linha, mas nossa ideia é sempre de propor o jogo, de buscar o resultado. Nesse aspecto, a questão da marcação é muito importante”, analisou Enderson Moreira.

Situação no Mineiro

Com a vitória, o Cruzeiro chegou aos 17 pontos, manteve-se em quinto lugar e segue vivo na briga por uma vaga na semifinal do Campeonato Mineiro. Mas a missão será complicada na última rodada da fase de classificação, na quarta-feira, às 21h30.

Com a vitória 4 a 0 sobre o Tupynambás neste domingo à tarde, a Caldense, concorrente direta do Cruzeiro, foi a 20 pontos na classificação. Com isso, a Raposa precisará de um triunfo por três gols de diferença sobre a equipe de Poços de Caldas, no Sul de Minas, para avançar à semifinal sem depender de outros resultados.

Se vencer a Caldense por placar inferior a três gols de diferença, o Cruzeiro ainda poderá ir à semifinal, mas dependerá de empate ou derrota do rival Atlético diante do Patrocinense, Mineirão, também na quarta à noite. O Galo é o quarto colocado, com 19 pontos.


O jogo entre Caldense e Cruzeiro será no Estádio Ronaldo Junqueira, em Poços.