A formação do Cruzeiro que entrará em campo no próximo dia 26, diante da URT, pelo Estadual, é cercada de mistérios. Para a partida que marcará o reinício do calendário para a Raposa, as novidades poderão ser observadas desde o banco de reservas, com Enderson Moreira na vaga de Adilson Batista. O ex-treinador foi demitido logo após o último jogo antes da paralisação em função da coronavírus - derrota por 1 a 0 para o Coimbra, em 15 de março, no Independência.
Dentro de campo, muitas caras novas também poderão ser vistas. Mas uma disputa em especial deverá chamar atenção: quem formará o trio de meio-campo? Além de Maurício e Régis, que já treinam com o novo comandante desde o retorno dos trabalhos na Toca da Raposa II, em 26 de maio, o Cruzeiro se reforçou com o meia Claudinho, que se destacou no Campeonato Paulista pela Ferroviária de Araraquara.
Embora tenham algumas características diferentes, Claudinho atua, assim como Maurício e Régis, preferencialmente centralizado.
“O Claudinho tem facilidade para trabalhar tanto por dentro quanto pelos lados. Mas eu o aproveitava mais por dentro por entender que ele tem mais liberdade para fazer a movimentação. No corredor, ele ficaria restrito a um espaço mínimo. Pela qualidade que ele tem a gente não pode desperdiçar”, avaliou Sérgio Soares, ex-treinador do atleta, em entrevista à Rádio Itatiaia.
No primeiro esboço de time apresentado por Enderson Moreira, durante treino transmitido pelo Cruzeiro no último dia 3, Maurício e Régis atuaram como titulares. O primeiro como um armador mais clássico, centralizado, e o segundo caindo pelas pontas.
Em entrevista concedida em meados de março, porém, Enderson apontou que utilizaria Régis mais como um segundo homem de ataque. “Acho que o Régis tem característica diferente (do Maurício). Ele é mais vertical, joga na direção do gol. Ele não é armador. Ele joga no último terço ofensivo. Acho interessante”, avaliou.
Vale lembrar, no entanto, que para o primeiro jogo, diante da URT, Enderson Moreira não poderá contar com Maurício e Jadsom. A dupla recebeu o terceiro cartão amarelo na partida diante do Coimbra e precisará cumprir suspensão automática. Desta forma, Claudinho e Regis poderiam ser utilizados na equipe titular.
Para os lados de campo, Enderson ainda tem à disposição no elenco o recém-contratado Guilherme, Iván Angulo - que também ainda não estreou e deverá ser titular -, além dos jovens Stênio, Riquelmo e Welinton.