Superintendente de Relações Institucionais e Governamentais do Cruzeiro, o deputado estadual Leo Portela mostrou todo o seu otimismo na tarde desta sexta-feira.
Após a divulgação da tabela de jogos da Série B do Campeonato Brasileiro, o dirigente apostou, em uma publicação no Twitter, que a equipe de Enderson Moreira estará garantida na Série A de 2021 antes mesmo do centenário do clube, marcado para 2 de janeiro.
Quando o @Cruzeiro comemorar o Centenário, já estaremos garantidos na Série A. Favoritem. %uD83D%uDD35%uD83C%uDDEE%uD83C%uDDF9%u26AA%uFE0F
%u2014 Léo Portela (@leoportela_) July 9, 2020
De acordo com o planejamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 2 de janeiro (sábado), o Cruzeiro disputará a 32ª rodada da Série B em duelo contra o Cuiabá, no Mineirão.
O matemático Tristão Garcia aponta que o número ‘mágico’ para o acesso à Primeira Divisão é 62 pontos somados. Para chegar a 68 pontos na rodada 32, uma vez que tem punição de iniciar o torneio com -6, o Cruzeiro precisaria ter cerca de 70% de aproveitamento. Último campeão da Série B, o Bragantino terminou a competição de 2019 com 65% de rendimento.
Vale lembrar, no entanto, que essa é apenas uma projeção. Não dá para afirmar que, com 62 pontos (68, no caso do Cruzeiro), um clube está matematicamente garantido na Série A. Em 2012, por exemplo, o São Caetano terminou o campeonato com 71 pontos, mas não conseguiu o acesso.