Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Mesa diretora do Conselho define comissão para reforma do Estatuto do Cruzeiro; Gilvan integra grupo

Ex-presidente foi um dos sete escolhidos por Paulo César Pedrosa

postado em 07/06/2020 15:49 / atualizado em 07/06/2020 19:22

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro, Paulo César Pedrosa, bateu o martelo sobre a formação da comissão para reforma do Estatuto do clube. A lista dos integrantes foi fechada neste domingo e, conforme apurou o Superesportes, terá a presença do ex-presidente Gilvan de Pinho Tavares

"O Pedrosa convidou pessoas da área jurídica, desembargadores, e eu, que conheço muito do Estatuto. Quando fui presidente do Conselho, fiz várias reformas. A lei mudava muito, com muita frequência. Ele me convidou, eu procurei o Sérgio (Santos Rodrigues, presidente), ele me disse que também indicou uma pessoa para fazer parte do grupo e ficou satisfeito de eu ter sido convidado", disse. 

"O Estatuto está bem defasado. Antiquado para dizer a verdade. Alteraram alguma coisa no passado, mas superficialmente, só pela exigência do Profut. Muita coisa precisa ser revista, uma delas sobre a possibilidade de perda de mandato. A coisa está muito mal colocada no Estatuto. Ventilam também a questão do clube-empresa, que vamos pensar com calma, estudar bastante. Tem a questão sócio-torcedor votar e ser votado, não vejo empecilho. Mas precisa igualar as coisas. Quem é sócio do clube, paga uma quantia muito maior do que o sócio do futebol. Tem que achar um consenso, uma forma", complementou.  

Outros seis nomes compõe o grupo. São eles o juiz federal Alexandre Cardoso Bandeira, o desembargador Antônio Carlos Cruvinel, o desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, o desembargador José Eustáquio Lucas Pereira, o professor de direito Luciano Santos Lopes e o desembargador Wanderley Paiva.

Candidato derrotado nas eleições para a presidência do Conselho Deliberativo, o desembargador aposentado Paulo Roberto Sifuentes também foi convidado para integrar o grupo. Ele, no entanto, não aceitou o convite inicialmente.

Vale lembrar que a aprovação das mudanças no Estatuto depende de votação na Assembleia Geral - órgão composto por conselheiros beneméritos, natos, efetivos, suplenetes e associados, com valoração de votos diferentes.

Proposta do Conselho Gestor

Em 13 de maio, quando ainda era responsável pela administração do Cruzeiro, o Conselho Gestor enviou aos conselheiros uma proposta de Estatuto. No trabalho, liderado pelo então superintendente jurídico Kris Brettas, o grupo sugeriu várias inclusões e modificações no atual documento. Clique aqui para ler ponto por ponto

Questionado sobre esse documento específico, Gilvan disse que ainda está anlisando as propostas. “É muito complexo”, disse o ex-presidente. 

Tags: Cruzeiro serieb interiormg futnacional