O grupo ‘Nascidos Palestra, Forjados Cruzeiro’, que liderou as manifestações de rua em 2019 defendendo a renúncia do ex-presidente Wagner Pires de Sá, voltou a se posicionar a favor da mudança do Estatuto do clube. Neste sábado, pelas redes sociais, a associação afirmou que não aceita novas eleições, marcadas para 21 de maio, antes da modernização do documento que dita as regras do clube.
“O recado é direto, sem rodeios, a torcida do Cruzeiro não aceita eleição sem um estatuto modernizado. Depois do isolamento social, exigimos Assembleia Geral e aprovação de novas regras. Sem isso, sem apoio a qualquer presidente eleito. Quem manda no Cruzeiro é a torcida!”, escreveu o grupo no Twitter.
O recado é direto, sem rodeios, a torcida do Cruzeiro não aceita eleição sem um estatuto modernizado. Depois do isolamento social, exigimos assembleia geral e aprovação de novas regras. Sem isso, sem apoio a qualquer presidente eleito.Quem manda no CRUZEIRO é a torcida!! pic.twitter.com/oxFkmFZx3I
%u2014 Nascidos Palestra Forjados Cruzeiro (@NPFC1921) April 11, 2020
Há cerca de um mês, o Conselho Gestor do Cruzeiro divulgou, pelo site oficial do clube, propostas para modernização do Estatuto. Entre as ideias, todas elas para a área administrativa, estão a criação de um programa de cargos e salários; a obrigatoriedade de apresentação de proposta orçamentária anual; exigências de formações específicas para composição do Conselho Fiscal; regras mais rígidas para punição de dirigentes; possibilidade de veto orçamentário por um Conselho de Administração, entre outros.
No último dia 8, ao Superesportes, Emílio Brandi, integrante do grupo gestor, afirmou que gostaria de apresentar a proposta final nos "próximos dias". Único candidato confirmado para as próximas eleições, o advogado Sérgio Rodrigues tem defendido que o novo Estatuto seja aprovado “sem pressa, para que dure”. Outros possíveis postulantes ao cargo, Giovanni Baroni e Ronaldo Granata ainda não se posicionaram sobre o tema.
A Assembleia Geral tem o poder de mudança do estatuto, conforme regimento do Cruzeiro. Para alterar o Estatuto é exigido o voto da maioria simples dos presentes, que devem ser convocados especialmente para essa finalidade. De acordo com o documento, a reunião “deve se instalar, em primeira convocação, com a presença de pelo menos 1/4 (um quarto) dos associados em condição de voto ou, em segunda convocação, após trinta minutos, com qualquer número”.
Criado em 2019, o grupo 'Nascidos Palestra, Forjados Cruzeiro' se define como associação de torcedores sem fins lucrativos, sem lado político ou autopromoção de seus integrantes.