“É com muito orgulho que rumo a terras lusitanas para ser preparador de goleiros do Alverca Futebol Clube. Projeto audacioso junto a pessoas igualmente arrojadas para fazer crescer um time que já é enorme. Agradeço especialmente ao Dr.Ricardo Vicintin pela oportunidade e a Bruno Vicintin por acreditar em meu trabalho. Arthur Moraes, estamos juntos, parceiro. Obrigado a todos vocês pelo incentivo. Muito feliz”, declarou o preparador, que recebeu mensagem do goleiro Fábio nos comentários da postagem. "Sucesso nessa nova etapa de vida”, disse o camisa 1 do Cruzeiro.
O Alverca é um projeto liderado por Ricardo Vicintin, pai de Bruno Vicintin, integrante da gestão de Gilvan de Pinho Tavares no Cruzeiro, de setembro de 2015 a outubro de 2017. No período, o ex-dirigente celeste trabalhou com Robertinho na Toca da Raposa. Ex-goleiro do Cruzeiro, Artur Moraes é o vice-presidente de futebol da agremiação de Alverca do Ribajeto, distrito de Lisboa com pouco mais de 30 mil habitantes.
Robertinho trabalhou no Cruzeiro de junho de 2010 até o início deste ano. Um dos fatores preponderantes para a saída dele foi o salário considerado fora da realidade pela atual diretoria. Um dos profissionais mais renomados da área, o preparador teve o trabalho reconhecido através das boas performances dos goleiros Fábio e Rafael no time celeste. Antes de se transferir para o Atlético, Rafael, inclusive, manteve a forma física em treinos com Robertinho.
No fim do mês passado, Robertinho entrou com ação contra o Cruzeiro na Justiça do Trabalho. Ele cobra mais de R$ 5 milhões por salários atrasados, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), férias, multa rescisória, pagamento de ''bichos'' por premiações de títulos, além de bônus por Fábio ter sido o melhor goleiro da Copa do Brasil de 2019.