A rescisão contratual entre o goleiro Rafael e o Cruzeiro foi oficializada no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na tarde desta quinta-feira. Agora, o jogador de 30 anos está formalmente livre para seguir para outro clube. O destino mais provável é o Atlético.
Rafael e a diretoria alvinegra encaminharam um acordo nos últimos dias. A expectativa do Atlético é anunciá-lo em breve, mas ainda não há uma definição sobre o futuro do goleiro, que também desperta o interesse do Palmeiras. O Athletico-PR também fez consultas pelo jogador, mas desistiu e acertou empréstimo de Jandrei, ex-Chapecoense.
Cruzeiro e Rafael acertaram rescisão de contrato na última sexta-feira, em audiência na 19ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte. O goleiro processou o clube em 24 de janeiro por causa de atraso no pagamento de salários, direitos de imagem, 13º, 1/3 de férias e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
As partes preferiram não revelar valores, já que a ação corria em segredo de Justiça. Contudo, conforme apurou a reportagem, Rafael tinha pelo menos R$ 7 milhões a receber do Cruzeiro, considerando remunerações atrasadas e vincendas até o fim de 2021.
Trajetória
Após passar toda a carreira profissional como reserva de Fábio, o agora ex-goleiro do Cruzeiro quer buscar protagonismo em outro clube. Rafael chegou à Toca da Raposa II em 2002, aos 13 anos.
Foi promovido ao time principal em 2008, sob o comando do técnico Adilson Batista, um ano depois de ter conquistado a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Sempre que acionado para suprir ausências de Fábio, o goleiro correspondeu às expectativas. Foram 112 partidas e dez títulos: estaduais de 2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019; Copas do Brasil de 2017 e 2018 e Campeonatos Brasileiros de 2013 e 2014.