A comissão está prevista no regimento interno do Cruzeiro e suas funções detalhadas no estatuto. Os novos membros serão os conselheiros Gustavo Gatti - ex-secretário do Conselho Deliberativo -, Antônio Carlos Santana, Paulo Sávio Cunha Guimarães, Valter Batista Teixeira e Celso Luiz Chimbida - ex-integrante do Conselho Fiscal.
Os suplentes serão Othon Gervásio Filho, Ercílio Silva Ferreira, Suely de Matos Porto, Nelio Lopes e Ricardo Antônio Maia.
De acordo com o estatuto do Cruzeiro, a comissão de ética tem poderes para ‘fiscalizar a propaganda e as eleições, para convocar, ouvir candidato e representante de chapa e sugerir ao presidente da Assembleia Geral a aplicação de penalidades (como a cassação do registro de candidato ou de chapa), se forem constatadas irregularidades’.
Vale lembrar que o Cruzeiro terá, nos próximos meses, uma das eleições mais importantes de sua história. Em 1º de junho - caso o pleito não seja antecipado - um novo presidente assumirá a administração com a responsabilidade de gerir o clube em seu ano de reconstrução. Inicialmente, a disputa está marcada para maio.