Ao definir a logística, o Cruzeiro reservou um hotel em Pedra Dourada, distante 25 quilômetros de Tombos. O ônibus partiu de Belo Horizonte às 13h de sexta-feira, com previsão de chegar ao destino às 20h. Entretanto, em razão de alagamento de vias na cidade de Carangola, a rota precisou ser alterada, prolongando o percurso em mais duas horas e meia. De última hora, a diretoria conseguiu alojar todos os profissionais em um hotel de Muriaé, a 60 quilômetros do local do jogo.
De acordo com a assessoria de comunicação do Cruzeiro, a diretoria entrou em contato com a Federação Mineira de Futebol informando a preocupação com as condições das estradas. O clube sugeriu remarcar a partida para 26 de fevereiro (quarta-feira de Cinzas), mas não recebeu resposta positiva da entidade.
O próprio Tombense também procurou a FMF para tratar sobre a possibilidade de adiamento. À reportagem, o diretor de futebol Leandro Gaviolle explicou que as condições do gramado do estádio Almeidão ficaram comprometidas. O sistema de drenagem, por exemplo, não conseguiu absorver a água acumulada no gramado. Segundo Gaviolle, a Federação prometeu avaliar a estrutura.
Profissionais de imprensa que farão a cobertura de Tombense x Cruzeiro também sofreram com a forte chuva. A equipe da Rádio Itatiaia, que saiu de Belo Horizonte às 15h30 de sábado, se hospedaria em Carangola, mas teve de cancelar a reserva em um hotel em razão das enchentes no município.
“A gente ficaria em Carangola. Quando liguei para o Hotel Palace, a recepcionista me falou: ‘a água está chegando ao hotel, na recepção, então não tem como’. A gente mudou a rota e reservamos em Porciúncula, na divisa com o Rio. Aí já chegou o relato no meio da estrada que a água estava chegando até a pousada que havíamos reservado”, contou o repórter Samuel Venâncio.
Em suas redes sociais, Samuel compartilhou a foto de uma árvore de grande porte que bloqueou os dois sentidos da rodovia MG-111, perto de Alto Caparaó, a cerca de 50 quilômetros de Tombos. Assim, o motorista e operador de áudio Wander Freitas precisou retornar e procurar outro caminho. O repórter Matheus Oliveira completa o trio.
Caso a bola role em Tombos, o estádio Almeidão receberá duelo entre dois times que estrearam com vitória no Campeonato Mineiro. O Cruzeiro venceu o Boa por 2 a 0, quarta-feira, no Mineirão, enquanto o Tombense levou a melhor em cima do Tupynambás, no estádio Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora: 1 a 0.
A principal novidade na escalação do Cruzeiro é o goleiro Vitor Eudes, de 21 anos, que fará a primeira partida pela equipe principal. Titular da meta, Fábio foi preservado por causa de uma pancada na coxa esquerda. Já o reserva Rafael solicitou a rescisão de seu contrato para buscar espaço em outro clube.
Vitor Eudes despertou a atenção do Cruzeiro enquanto atleta do time sub-17 do Frigoarnaldo, de Contagem. Na abertura do Mineiro da categoria juvenil de 2015, fez ótimas defesas e ajudou sua equipe a ganhar por 1 a 0. Em 2017, já na Toca I, sagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro e da Supercopa do Brasil Sub-20. Em 2018, passou a ser o terceiro goleiro do grupo principal.
A entrada de Vitor Eudes aumenta o leque de pratas da casa. Quem também pode ganhar oportunidade é o atacante Welinton, autor do segundo gol sobre o Boa. Ele entraria no lugar de Rodriguinho, por causa de desgaste físico, e Maurício seria deslocado da ponta direita para o meio. No ataque, Judivan e Vinícius Popó pleiteiam a vaga de Thiago, que se machucou pouco depois de marcar o primeiro tento celeste na quarta.
Entre os titulares, completam a lista de jogadores com passagens pela base o lateral-esquerdo Rafael Santos, o zagueiro Cacá, os volantes Adriano e Jadsom, o meia Maurício e o atacante Alexandre Jesus. Os experientes são o lateral-direito Edilson, de 33 anos, e o zagueiro Leo, de 31.
TOMBENSE X CRUZEIRO
Tombense
Felipe; David, Admilton, Matheus Lopes e João Paulo; Rodrigo, Antônio, Gersinho, Cassio e Ibson; Rubens
Técnico: Eugênio Souza
Cruzeiro
Vitor Eudes; Edilson, Leo, Cacá e Rafael Santos; Adriano, Jadsom, Maurício, Welinton e Alexandre Jesus; Judivan
Técnico: Adilson Batista
Motivo: 2ª rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Almeidão, em Tombos-MG
Horário: 19h30
Árbitro: Paulo César Zanovelli
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Ricardo Júnio de Souza