Formado nas categorias de base do Grêmio, Machado chega ao Cruzeiro como uma das compensações do empréstimo de Orejuela. Pelo empréstimo do colombiano até o fim de 2020, o Tricolor ainda desembolsará 150 mil euros (cerca de R$ 700 mil) e cederá um segundo jogador, ainda indefinido, ao Cruzeiro.
Machado foi revelado pelo Desportivo Brasil e se transferiu para o Grêmio para atuar inicialmente na equipe sub-19. Ele foi promovido aos profissionais em 2017, ano em que atuou cinco vezes no Campeonato Brasileiro e duas pela Primeira Liga. Naquele ano, o volante também foi inscrito pelo Tricolor na Copa Libertadores, mas não entrou em campo. Ainda assim, está na história como um dos campeões do torneio.
Com a camisa do clube gaúcho, Machado já enfrentou o Cruzeiro em 30 de agosto de 2017, pelas quartas de final da Primeira Liga. Na ocasião, o time celeste venceu o Grêmio por 2 a 0 no Mineirão, com gols de Raniel e Arrascaeta.
Em 2019, Machado foi emprestado pelo Grêmio ao São José-RS. Na última temporada, ele disputou 27 jogos (Série C do Campeonato Brasileiro, Copa FGF e Campeonato Gaúcho) e marcou quatro gols.