“Sou um volante que procuro ajudar a equipe ao máximo possível, me entrego dentro do campo, jogo como primeiro volante, mas também atuo como segundo. Tenho boa finalização, chamo atenção pela bola parada. Sou um volante que ajuda a equipe a ficar com a bola. A escola que temos aqui, na base do Grêmio, a gente trabalha bastante isso. Procuro ficar bastante com a bola e alimento bastante a parte ofensiva”, garantiu.
Apesar do momento turbulento vivido pelo Cruzeiro, Machado afirmou que a oportunidade na Toca da Raposa II é um “sonho”. O jovem, que teve poucas chances no time profissional do Grêmio, também projetou ajudar a Raposa a voltar para a Série A do Campeonato Brasileiro.
"É o sonho de qualquer jogador vestir a camisa de um grande clube, clube de ponta do futebol brasileiro, ainda mais um clube como o Cruzeiro. É um clube conhecido mundialmente. A gente fica muito feliz pela oportunidade e espero corresponder da melhor maneira possível”, projetou.
“O Cruzeiro vem passando por uma situação difícil, mas temos que olhar bastante para a história do Cruzeiro. É um clube gigante, linda história, com muitas glórias, muitos títulos, e precisamos olhar mais para isso. É um clube que tem que estar em seu devido lugar, na elite do futebol, entre os grandes. Cruzeiro é um clube que logo logo estará na elite novamente. Para mim vai ser uma honra vestir a camisa pesada do Cruzeiro”, complementou.
Machado já enfrentou o Cruzeiro em 30 de agosto de 2017, pelas quartas de final da Primeira Liga. Na ocasião, o time celeste venceu o Grêmio por 2 a 0 no Mineirão, com gols de Raniel e Arrascaeta.
Machado foi revelado pelo Desportivo Brasil e se transferiu para o Grêmio para atuar inicialmente na equipe Sub-19. Ele foi promovido aos profissionais em 2017, ano em que atuou cinco vezes no Campeonato Brasileiro e duas pela Primeira Liga. Naquele ano, o volante também foi inscrito pelo Tricolor na Copa Libertadores, mas não entrou em campo. Ainda assim, está na história como um dos campeões do torneio.
Em 2019, Machado foi emprestado pelo Grêmio ao São José-RS. Na última temporada, ele disputou 27 jogos (Série C do Campeoanto Brasileiro, Copa FGF e Campeonato Gaúcho) e marcou quatro gols.