O Cruzeiro divulgou, assim que o relógio marcou o primeiro minuto do dia 2 de janeiro, um manifesto em formato de vídeo. Na data em que completa 99 anos de fundação, o clube reconheceu que suas estrelas estão “encobertas por nuvens pesadas”, após o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro, mas mostrou otimismo com a reconstrução.
“Torcer, assim como amar, é estar disposto a aceitar a dor. Sim, um gigante também chora, mas jamais se esquece da sua grandeza. Daqui a 100, 200 anos, eu ainda vou estar aqui. Seus filhos, netos, tataranetos serão testemunhas. Vão ouvir minhas histórias e cantar juntos meu hino”, diz outro trecho do vídeo, narrado pelo locutor Alberto Rodrigues em primeira pessoa.
Além da Série B, o Cruzeiro vive crise administrativa profunda. Um Conselho de Notáveis, formado por empresários após as renúncias do ex-presidente Wagner Pires de Sá e de seus vices Hermínio Lemos e Ronaldo Granata, trabalha por um plano de recuperação financeira. O objetivo é mostrá-lo ao público ainda na primeira quinzena de janeiro.
Como forma de celebrar os 99 anos, a já tradicional missa em ação de graças será celebrada na noite desta quinta-feira, na Igreja São Sebastião, a partir das 19h15, no Barro Preto. Antes disso, um grupo de torcedores iniciou uma vigília, em frente ao clube, e pretende ficar por 24 horas na rua.