Superesportes

CRUZEIRO

Cruzeiro demite diretor de base Amarildo Ribeiro, 'braço direito' de Itair Machado

Decisão foi tomada por Ronaldo Granata, novo responsável pela base

Redação
Braço direito de Itair Machado no Ipatinga, Amarildo Ribeiro trabalhava no Cruzeiro desde junho de 2018 - Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
O Cruzeiro demitiu nesta sexta-feira o diretor de base Amarildo Ribeiro, um dos homens de confiança do ex-vice-presidente de futebol Itair Machado. Essa é a primeira decisão importante tomada por Ronaldo Granata, 2º vice-presidente estatutário da gestão de Wagner Pires de Sá e agora responsável pelas categorias de base. O Superesportes confirmou a informação divulgada pelo site Deus Me Dibre.


 
Amarildo Ribeiro foi contratado pelo Cruzeiro em junho de 2018, por indicação de Itair Machado, com quem havia trabalhado no Ipatinga e conquistado o Campeonato Mineiro de 2005.
 
O dirigente também acumulava experiências em clubes do interior de Minas Gerais, como Nacional de Muriaé, Social de Coronel Fabriciano, Nacional de Nova Serrana, Valeriodoce de Itabira e Democrata de Governador Valadares.
 
Sob a gestão de Amarildo, o Cruzeiro incorporou a base com vários atletas, que, posteriormente, integraram o elenco principal: o goleiro Vinícius, o lateral-direito Weverton, o lateral-esquerdo Rafael Santos, os volantes Adriano, Éderson e Jadsom, o meia Maurício e o atacante Welinton.
 
Em outubro, Zezé Perrella chegou a afirmar que Amarildo Ribeiro fazia um bom trabalho no Cruzeiro e, por isso, iria mantê-lo na função. “Eu nunca fui de perseguir ninguém: 'Vou mandar esse cara embora só porque ele é amigo daquele cara'. Não. Comigo não tem isso. Tanto é que eu optei por manter o Amarildo, porque ele está fazendo um excepcional trabalho”, disse.


 
“Nisso aí, eu tenho que dar os parabéns ao Itair, que contratou ele. Ele trabalhou 20 anos com o Itair, aí eu falei com ele: ‘Seja fiel ao Cruzeiro, como você foi com ele (Itair). Se você for, você vai continuar, porque eu quero o bem do Cruzeiro’. O dia que eu entender que não está trabalhando direito, eu mando embora. Mas eu vou dar a ele a oportunidade de fazer o trabalho bem feito, que ele já vem fazendo”, acrescentou Zezé.
 
No entanto, com a saída de Perrella da gestão de futebol, o Cruzeiro definiu que Amarildo Ribeiro não seguirá à frente das categorias de base. A princípio, permanecem na Toca da Raposa I o diretor administrativo Quintiliano Lemos e o gerente de futebol de base Wilmer Mendes.