Com a derrota por 2 a 0 para o Grêmio nesta quinta-feira, na Arena, em Porto Alegre, o Cruzeiro precisará de uma combinação de resultados para escapar do rebaixamento na rodada final do Campeonato Brasileiro. Além de vencer o Palmeiras no domingo, às 16h, no Mineirão, o time celeste precisará contar com uma derrota do Ceará diante do Botafogo, no mesmo horário, no Rio de Janeiro.
O revés no Sul manteve o Cruzeiro na 17ª posição, com 36 pontos, dois a menos que o Ceará, o 16º colocado.
Se vencer ou empatar com o Botafogo no Estádio Nilton Santos, o Ceará decretará o primeiro rebaixamento da história do Cruzeiro, independentemente do resultado da partida de Belo Horizonte.
O triunfo elevaria o Vozão aos 41 pontos - o Cruzeiro só pode chegar a 39. Já a igualdade deixaria o time alvinegro com 39, sem condição de ser alcançado pelos mineiros no número de vitórias, o primeiro critério de desempate.
Os adversários
Adversário do Ceará no domingo, o Botafogo precisa da vitória na rodada final para tentar garantir classificação à Copa Sul-Americana de 2020. O clube da Estrela Solitária é o 15º, com 42 pontos, e disputa a vaga com o rival Fluminense, o 14º, com 43.
Já o Palmeiras, adversário do Cruzeiro, lutará por um triunfo no Mineirão para tentar superar o Santos e terminar o Campeonato Brasileiro na segunda posição. Os dois clubes têm 71 pontos, mas o Peixe leva a melhor no número de vitórias (21 a 20).