Cruzeiro e Bahia fazem, neste domingo, às 19h, no Mineirão, um verdadeiro duelo de opostos. Enquanto a equipe comandada por Abel Braga alcançou o sétimo jogo de invencibilidade no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Botafogo por 2 a 0, na última quinta-feira, o Tricolor de Aço acumulou a terceira derrota consecutiva ao sucumbir diante do Santos (1 a 0), também no meio de semana, na Vila Belmiro.
As séries - positivas e negativas - são representativas. O Cruzeiro só não tem a maior sequência sem derrotas no Brasileiro porque o líder Flamengo, que lidera com folga a competição, está invicto há 16 jogos - o último revés foi há quase três meses, em 4 de agosto, para o Bahia, na Fonte Nova. Os cariocas ainda não perderam no returno da competição.
Já o Cruzeiro, foi derrotado em apenas uma oportunidade desde a chegada de Abel Braga, em 28 de setembro. Logo na estreia do treinador, dois dias após a apresentação, o time celeste não conseguiu superar o Goiás em partida realizada no Serra Dourada, em Goiânia. Desde então, foram três vitórias (São Paulo, Corinthians e Botafogo) e quatro empates (Inter, Fluminense, Chapecoense e Fortaleza).
O Bahia, por sua vez, vive uma de suas piores fases no Brasileirão. Depois de ser apontado como uma das grandes surpresas positivas sob o comando de Roger Machado, o Tricolor, tão celebrado pelas ações fora das quatro linhas, não conseguiu manter a regularidade dentro de campo.
A equipe chegou a alcançar o G6 - grupo de classificação para Copa Libertadores de 2020 - na 22ª rodada do Brasileirão, ao vencer o Avaí por 2 a 0, mas coleciona resultados negativos nas últimas semanas. As derrotas para Ceará (2 a 1), Internacional (3 a 2) e Santos (1 a 0), colocaram dúvida sobre o real potencial do Bahia.
Cruzeiro reforçado; Bahia desfalcado
Embora tenha perdido o zagueiro Fabrício Bruno, que levou o terceiro cartão amarelo contra o Botafogo e cumprirá suspensão automática no domingo, o Cruzeiro terá o retorno de Leo no setor defensivo. Um dos principais líderes do elenco e titular em boa parte da temporada, o camisa 3 se recuperou de lesão na clavícula e deverá formar dupla de zaga com Cacá.
Roger Machado, por outro lado, poderá precisar recorrer ao time sub-23 do Bahia. Isso porque dois de seus volantes estarão suspensos contra o Cruzeiro. Gregore e Ronaldo foram punidos com o terceiro cartão amarelo na derrota para o Santos. O treinador, então, convocou Shaylon e Edson - esse das categorias de base - para compor a delegação do Tricolor em Belo Horizonte.
Bahia sonha com G6; Cruzeiro quer distância do Z4
Em relação aos objetivos na classificação, as realidades de Bahia e Cruzeiro também são opostas. Ainda que vivendo fase ruim, o Esquadrão sonha com uma vaga na Libertadores de 2020. Se vencer a Raposa no Mineirão, a equipe, hoje na 9ª colocação, poderá alcançar 43 pontos e igualar o Athletico-PR, em 8º lugar, que medirá forças com o CSA.
Já o Cruzeiro, que deixou o Z4 após dez rodadas consecutivas, luta para se afastar ainda mais da zona incômoda. Na 16ª colocação, com 32 pontos, o time celeste poderá ultrapassar Ceará (15º) e Botafogo (14º), ambos com 33, e chegar na 14ª posição. Para isso, a Raposa precisa derrotar o Bahia e torcer contra os adversários diretos, que jogam contra Palmeiras e Santos, respectivamente.