Em sua apresentação como dirigente da Raposa, no dia 12 de outubro, Perrella já havia feito um apelo para os torcedores se tornarem sócios e compreenderem que, pela situação financeira de momento, não seria possível negociar entradas por R$ 4.
“Vamos fazer um apelo para que torcedores sejam sócios novamente. Precisamos de caixa, não podemos fazer ingresso de R$ 4, não temos condições. temos de rever isso, e o torcedor precisa entender. Não temos condições de cobrar ingresso de R$ 4”, disse.
“O torcedor precisa nos ajudar sabendo da nossa crise financeira. Ele pode contribuir pagando um valor a mais. Se entrar dinheiro, vai facilitar tudo. O problema maior do Cruzeiro é o financeiro. Tenho de reconhecer que o Wagner (Pires de Sá, presidente) pegou o Cruzeiro em situação de calamidade financeira. E deu no que deu”, acrescentou Perrella.
Em 13 jogos como mandante no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro faturou R$ 4.418.418,00 com bilheteria, ao passo que as despesas totais foram de R$ 4.108.634,88. Logo, o lucro líquido nos ingressos é de apenas R$ 309.783,12, conforme os boletins financeiros.
Na Série A, o Cruzeiro só movimentou mais dinheiro com bilheteria que Chapecoense (R$ 3,19 milhões) e Goiás (R$ 3,12 milhões). Na outra ponta do ranking estão Flamengo, R$ 30 milhões; Corinthians, R$ 22,4 milhões; e Palmeiras, R$ 21,7 milhões.
Com relação aos gastos gerais, verifica-se uma média de R$ 338.461,00. O principal custo é com despesas operacionais do estádio, de no mínimo R$ 200 mil. Há ainda obrigações com arbitragem, Federação Mineira de Futebol, equipe médica, impostos e outros.
Os boletins financeiros mostram que o Cruzeiro teve prejuízo com bilheteria em oito partidas no Campeonato Brasileiro. Já os lucros importantes ocorreram na vitória sobre o Santos, 2 a 0 (R$ 261,1 mil), e na derrota para o Flamengo, por 2 a 1 (R$ 589,5 mil).
Após reunião entre o presidente Wagner Pires de Sá e o gestor de futebol Zezé Perrella, ficou definido que os preços dos ingressos para Cruzeiro x Fortaleza são de R$ 20 (Amarelo e Laranja Inferior), R$ 40 (Vermelho Inferior), R$ 50 (Amarelo Superior), R$ 60 (Vermelho Superior) e R$ 100 (Roxo Superior). Sócios têm descontos que variam de 25% a 100% (clique aqui e veja os detalhes).
Promoção anterior
Antes de Perrella assumir o departamento futebol, o Cruzeiro anunciou uma promoção de ingressos até o fim do Campeonato Brasileiro. Em 7 de de outubro, o clube comunicou que sócios cativos teriam o direito de levar três acompanhantes aos jogos, com dois bilhetes adquiridos com 60% de desconto.
Além disso, associados da categoria Cruzeiro Eterno poderiam adquirir dois tíquetes com dedução de 60%, além de outros dois bilhetes com preços cheios. Os sócios Cruzeiro Sempre poderiam comprar duas entradas com desconto de 30% e outras duas com o preço inteiro.
No fim de abril, o Cruzeiro havia criado um ‘Setor Popular’ para todos seus jogos pelo Campeonato Brasileiro. A administração de Wagner Pires de Sá determinou que os bilhetes do Setor Laranja Inferior seriam comercializados por R$ 10 até o mês de dezembro.
Veja os números por partida
. Receitas com bilheteria no Brasileiro
Faturamento: R$ 4.418.418,00 (18º geral)
Despesas: R$ 4.108.634,88
Lucro: R$ 309.783,12