A vitória do Cruzeiro por 1 a 0 sobre o rival histórico São Paulo fez a torcida celeste respirar aliviada. Além de levantar o moral da equipe e de jogadores importantes como Thiago Neves, autor do gol estrelado, o resultado fez as chances de rebaixamento da Raposa no Campeonato Brasileiro despencarem.
Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, as chances de descenso do Cruzeiro na rodada anterior eram de 73,1%. O triunfo sobre o Tricolor, aliado aos demais resultados da 26ª rodada, fizeram esse número cair para 49,4%.
A rodada foi perfeita para o Cruzeiro. Todos os seus adversários diretos na briga contra o rebaixamento tropeçaram, e, apesar de permanecer no Z-4, em 18º lugar, com 25 pontos, as perspectivas do time celeste melhoraram.
O CSA chegou aos 26 pontos após o empate por 2 a 2 com o Atlético no estádio Rei Pelé e é o 17º colocado.
O Ceará, 16º colocado, também com 26 pontos, perdeu para o Santos por 2 a 1 na Vila Belmiro.
O Fortaleza do técnico Rogério Ceni perdeu por 2 a 1 para o líder Flamengo no Castelão e segue com 28 pontos, na 15ª posição.
O 14º é o Fluminense, com 29 pontos, que foi derrotado pelo Athletico Paranaense por 2 a 1, no Maracanã.
O Cruzeiro pode deixar a zona de rebaixamento - onde está há oito rodadas seguidas, desde o fim do primeiro turno, depois que perdeu para o Palmeiras por 1 a 0 - se ganhar do Corinthians no sábado, às 19h, em São Paulo.
A Raposa chegaria aos 28 pontos e ficaria fora da parte indesejada da tabela pelo menos até segunda-feira, quando CSA enfrenta o Botafogo e o Ceará pega o Bahia. Caso vençam, Azulão e Vozão chegariam a 29 pontos e ultrapassariam os virtuais 28 do time da Toca.
Coincidentemente, Cruzeiro, Ceará e CSA jogam fora de casa na próxima rodada.
E o Atlético?
Na 26ª, o Alvinegro tinha 7,7% de chances de cair. Após ponto conquistado com o empate em Alagoas, esse percentual passou a ser de 6,1%.
Na próxima rodada, o Atlético recebe o Santos, no Independência. O Galo é o 12º colocado no Brasileirão, com 32 pontos. O Peixe é o 3º, com 51.