O Cruzeiro ganhou fôlego no Campeonato Brasileiro ao vencer o São Paulo por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Mineirão, pela 26ª rodada. Thiago Neves cumpriu a promessa de ser novamente decisivo para a equipe e marcou, de cabeça, o gol da vitória, aos 12 minutos do segundo tempo.
Apesar de não ter sido brilhante, o time celeste foi eficiente e até criou algumas oportunidades para aumentar o placar. Na parte defensiva, mostrou-se seguro, graças à dupla de zaga formada por Dedé e Fabrício Bruno e a proteção dos volantes Henrique e Éderson. Diante dessa combinação, o técnico Abel Braga enfim celebrou o primeiro triunfo no clube.
Com o resultado em Belo Horizonte, o Cruzeiro encerrou sequência de oito partidas sem vencer no Brasileiro (quatro empates e quatro derrotas) e chegou a 25 pontos, aumentando a chance de se livrar do rebaixamento à Série B.
Embora siga na 18ª posição, a equipe cruzeirense diminuiu a distância para o 16º colocado, Ceará, que enfrentará o Santos nesta quinta, às 19h15, na Vila Belmiro, em Santos-SP.
Embora siga na 18ª posição, a equipe cruzeirense diminuiu a distância para o 16º colocado, Ceará, que enfrentará o Santos nesta quinta, às 19h15, na Vila Belmiro, em Santos-SP.
O próximo desafio será contra o Corinthians, às 19h de sábado, na Arena Corinthians, em São Paulo. No Brasileiro de 2019, o Cruzeiro é o único que não venceu como visitante. Em 13 jogos até o momento, foram seis empates e sete derrotas.
O jogo
Abel Braga manteve a base do time que empatou com a Chapecoense por 1 a 1, domingo, em Chapecó. A única mudança foi a entrada de Robinho, de volta após cumprir suspensão, no lugar de Marquinhos Gabriel.
Desde o começo, o Cruzeiro apertou a saída de bola do São Paulo, orientado pelo técnico Fernando Diniz a tocar curto em tiros de meta. Num desses lances, a bola sobrou para Thiago Neves, que, pressionado por Luan, não conseguiu chutar.
Assim foi a tônica da etapa inicial: jogada em velocidade pelas beiradas, especialmente com David, mas dificuldade para finalizar. A Raposa só assustou de fato o tricolor em conclusão prensada de Thiago Neves, aos 44min.
Nos acréscimos do primeiro tempo, o São Paulo levou perigo com Alexandre Pato, que driblou Fabrício Bruno e bateu rasteiro, nas mãos de Fábio.
No intervalo, Abel substituiu Robinho por Marquinhos Gabriel. Diniz também mexeu no São Paulo, com Vitor Bueno na vaga de Juanfran, recém-recuperado de dores musculares. Com isso, Daniel Alves virou lateral-direito.
Logo no primeiro minuto da etapa final, o Cruzeiro quase balançou a rede. Thiago Neves recebeu passe nas costas de Daniel Alves e soltou a bomba de pé canhoto. Tiago Volpi fez ótima defesa.
Aos 9min, mais uma grande chance, também com Thiago Neves. Após jogada brilhante de Éderson, que roubou a bola de Antony, livrou-se de dois adversários e rolou para a área, o camisa 10 arrematou forte, mas em cima do zagueiro Arboleda, providencial na hora do corte.
Defensivamente, o Cruzeiro se mostrou seguro, sobretudo pela firmeza de Dedé e pelo poder de recuperação de Fabrício Bruno. No meio-campo, Éderson esbanjava qualidade na condução de bola. A missão era encaixar o último passe no ataque e balançar a rede.
Aos 12min, enfim a torcida vibrou. Depois de toque de Fred, Marquinhos Gabriel ajeitou a bola na linha de fundo, fez a proteção em cima de Reinaldo e conseguiu cruzar de pé esquerdo. Thiago Neves, livre de marcação, pulou de peixinho e, de cabeça, mandou a bola no canto esquerdo: 1 a 0.
Quando a torcida cruzeirense demonstrava empolgação com a evolução, David deu um grande susto no Mineirão ao recuar uma bola longa para a defesa. Alexandre Pato interceptou o passe, porém Dedé, bem posicionado, conseguiu o desarme.
Na reta final da etapa complementar, Abel Braga fez mais duas mudanças. Cansado, Éderson deu lugar a Jadson, enquanto David, por opção tática, foi substituído por Ariel Cabral.
Com marcação reforçada no meio-campo, o Cruzeiro se fechou, segurou o São Paulo e proporcionou alívio aos seus torcedores, agora mais esperançosos em ver o clube do coração permanecer na primeira divisão.
Com marcação reforçada no meio-campo, o Cruzeiro se fechou, segurou o São Paulo e proporcionou alívio aos seus torcedores, agora mais esperançosos em ver o clube do coração permanecer na primeira divisão.
CRUZEIRO 1X0 SÃO PAULO
CRUZEIRO
Fábio; Edilson, Dedé, Fabrício Bruno e Egídio; Henrique, Éderson (Jadson, aos 28min do 2ºT), Robinho (Marquinhos Gabriel, no intervalo) e Thiago Neves; David (Ariel Cabral, aos 31min do 2ºT) e Fred
Técnico: Abel Braga
SÃO PAULO
Tiago Volpi; Juanfran (Vitor Bueno, no intervalo), Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan (Liziero, aos 31min do 2ºT), Tchê Tchê, Hernanes (Igor Gomes, aos 18min do 2ºT) e Daniel Alves; Antony e Alexandre Pato
Técnico: Fernando Diniz
Gol: Thiago Neves, aos 12min do 2ºT (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Fred, aos 7min do 1ºT. David, aos 22min do 2ºT (Cruzeiro); Reinaldo, aos 7min do 2ºT (São Paulo)
Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 16 de outubro de 2019 (quarta-feira)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (FIFA/GO) e Bruno Raphael Pires (FIFA/GO)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Pagantes: 26.313
Presentes: 30.969
Renda: R$ 350.646,00
Pagantes: 26.313
Presentes: 30.969
Renda: R$ 350.646,00