Antes da estreia pelo Cruzeiro, Abel Braga brincou com Ney Franco, comandante do Goiás, sobre a difícil “vida de treinador” no futebol brasileiro. O áudio foi captado pelo canalSporTV, que transmitiu a partida desta segunda-feira, no Serra Dourada, em Goiânia, pela 22ª rodada da Série A.
“Vida de treinador tá foda. Jogador agora xinga treinador, treinador vai embora e o jogador continua”, afirmou Abel.
“A coisa tá feia”, respondeu Ney Franco, enquanto cumprimentava o auxiliar Leomir de Souza.
Na sequência, Abel emendou: “Tamo fudido”.
A transmissão do SporTV então voltou para Daniel Pereira, narrador de Goiás x Cruzeiro, que exaltou a “sinceridade” do treinador cruzeirense.
Abel Braga faz sua estreia no comando do Cruzeiro. E já chegou no melhor estilo Abelão antes mesmo do apito inicial do árbitro %uD83D%uDE02. Acompanhe Goiás 0 x 0 Cruzeiro pelo Brasileirão %u27A1%uFE0F https://t.co/J4if7J8aXypic.twitter.com/gbxwHsejKZ
Não dá para saber se Abel se referiu a uma briga específica. O desentendimento mais recente foi envolvendo Paulo Henrique Ganso, meia do Fluminense, e o técnico Oswaldo de Oliveira.
Ganso foi substituído por Daniel aos 18min do segundo tempo do jogo contra o Santos, dia 26 de setembro, no Maracanã, pela 20ª rodada do Brasileiro (empate por 1 a 1). Irritado por sair de campo, o atleta disse: “não sabe nada, você é burro, burro pra caralho”.
Oswaldo, por sua vez, retrucou as palavras de Ganso e o chamou de “vagabundo”.
Integrantes da comissão técnica precisaram intervir para acalmar os ânimos dos envolvidos na confusão. Depois da partida, Oswaldo relatou ter pedido desculpas a Paulo Henrique. “Chamei, dei um abraço e falei que as coisas se resolvem assim. Ele aceitou, é claro”.
No dia seguinte, a diretoria do Fluminense demitiu Oswaldo e multou Ganso em razão da confusão. O clube, até o momento, não contratou um substituto. O assistente Marcão orientou a equipe na vitória sobre o Grêmio, por 2 a 1, nesse domingo, no Rio.
Cruzeiro
O próprio Cruzeiro teve episódio recente de desgaste entre técnico e jogadores. Embora não tenha sido relatado xingamento, Rogério Ceni esteve em muitas rotas de colisão com seus comandados.
Abel Braga foi contratado pelo Cruzeiro justamente pelo histórico de “paizão” dos jogadores. O treinador de 67 anos é admirado pelos mais experientes do grupo celeste, como o meia Thiago Neves e o atacante Fred. Os três foram campeões brasileiros pelo Fluminense, em 2012.