Superesportes

CRUZEIRO

À espera de Pedro Rocha, Cruzeiro realiza primeira atividade após demissão de Ceni; camaronês Joel é reintegrado ao grupo

Ricardo Resende foi responsável pelos trabalhos da tarde na Toca II

Luiz Augusto Barros
Pedro Rocha participou apenas de atividade na academia da Toca II - Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro
Os jogadores do Cruzeiro realizaram, na tarde desta sexta-feira, a primeira atividade após a demissão do técnico Rogério Ceni. O trabalho, todo aberto aos jornalistas, foi comandado por Ricardo Resende, treinador da equipe sub-20. Anunciado como novo comandante, Abel Braga chegará a Belo Horizonte neste sábado.

O atacante Pedro Rocha, substituído por Fred no empate 0 a 0 com o Ceará, quarta-feira, no Castelão, não teve lesão importante diagnosticada no tornozelo esquerdo. Entretanto, ele só treinou na academia da Toca, assim como o lateral-direito Orejuela e o lateral-esquerdo Dodô.

A principal novidade no treinamento foi o atacante camaronês Joel, reintegrado ao elenco celeste. O jogador de 26 anos defendeu por um ano e meio o Marítimo, de Portugal, pelo qual marcou 19 gols em 49 partidas.

No fim de junho, Joel foi diagnosticado com anomalia na artéria coronária, enfermidade que determinou seu afastamento da Seleção de Camarões, em vias de disputar a Copa Africana de Nações. Segundo o médico William Ngatchou, havia risco de morte súbita do jogador em campo.

Ao regressar para o Cruzeiro, Joel foi submetido a tratamento e liberado para voltar a jogar. A expectativa é que ele fique à disposição para os compromissos da equipe na sequência do Campeonato Brasileiro. Chefe do departamento médico da Raposa, Sérgio Campolina detalhou ao site oficial do clube o caso do novo camisa 37.

“Em relação ao Joel, durante sua apresentação na seleção de Camarões foi observada uma anomalia congênita no coração. Essa anomalia foi diagnosticada por um seguro que a seleção exige que os jogadores convocados façam e, diante disso, ele foi vetado para a prática do futebol.
Assim que ele se apresentou ao Cruzeiro, nós avaliamos os exames que ele realizou e encaminhamos para especialistas nos dois maiores centros de cardiologia do país, em São Paulo, que nos deram muita segurança para liberá-lo para a prática do esporte. O atleta realmente tem uma alteração, mas nada que seja uma contraindicação à prática esportiva. Depois de todas essas avaliações detalhadas, ele foi liberado e reintegrado ao grupo”.

O próximo duelo do Cruzeiro pela Série A é diante do Goiás, na segunda-feira, às 20h, no Serra Dourada, em Goiânia. Até lá, o clube espera ter regularizado Abel Braga no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, para que o treinador dirija a equipe. Antes da partida, o elenco celeste treinará nas tardes de sábado e domingo, na Toca II.

.