Superesportes

CRUZEIRO

Risco de rebaixamento e o que fazer para escapar: o Cruzeiro no Brasileiro

Segundo a UFMG, a Raposa tem 55,8% de probabilidade de cair; clube precisa de 29 pontos nas 18 rodadas finais

Thiago Madureira
Rogério Ceni precisa fazer o time evoluir no Brasileiro - Foto: Alexandre Guzanshe/EM D.A Press

A situação do Cruzeiro é preocupante no Campeonato Brasileiro. Já são 20 partidas disputadas e apenas 18 pontos somados - 30% de aproveitamento. Segundo o departamento de matemática da UFMG, a Raposa tem 55,8% de risco de queda para a Série B.

A pontuação segura para permanecer na elite é 47 pontos, destaca o especialista em números no futebol e dono do site Infobola, Tristão Garcia. “Pode ser que esse número caia depois para 46 ou 45. Mas agora não dá para projetar pontuação menor”, frisou.

“Em 2013, por exemplo, o Fluminense fez 46 pontos e cairia para a Segunda Divisão não fosse a decisão do tribunal. Acabou caindo a Portuguesa com 44”, acrescentou Garcia. Não custa lembrar que o Tricolor Carioca também briga contra o rebaixamento neste ano.  

Para o time de Rogério Ceni alcançar a pontuação segura, será preciso 29 pontos em 18 rodadas.
A Raposa tem que ter uma média de 1,61 ponto por jogo - por exemplo, uma combinação de nove vitórias e dois empates.

“Para resumir, o Cruzeiro precisa voltar a ser Cruzeiro”, opinou Garcia. “Se você observar o time do Cruzeiro, não é para brigar contra rebaixamento. Fazer 29 pontos é exigir o mínimo”, acrescentou o especialista em números.

Pior visitante


Para subir na tabela, o Cruzeiro tem que melhorar seu desempenho como visitante. A Raposa tem a pior campanha fora de casa: apenas 4 pontos em 10 jogos (13,3% de aproveitamento).

O time celeste é o único que ainda não venceu fora de seus domínios. Foram quatro empates e seis derrotas. A partida contra o Ceará, nesta quarta-feira, às 19h30, no Castelão, será a primeira oportunidade para mudar esse cenário.

Índice Rogério Ceni


Sob o comando de Rogério Ceni, o Cruzeiro somou sete pontos em seis jogos. Foram duas vitórias, um empate e três derrotas seguidas nos últimos jogos. O treinador tenta fazer o time reagir para não ficar com o cargo ameaçado.

Risco de rebaixamento

UFMG – 55.8%
Infobola - 57%

Pontuação segura para não cair

UFMG – 49 pontos
Infobola – 47 pontos.